mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Profissionais da saúde intensificam treinamentos na pandemia

Ainda por conta da pandemia da COVID-19, o Sistema Unimed Teresina providenciou diversas alterações no fluxo de atendimento de suas unidades próprias.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas do Hospital Unimed Primavera (HUP) participaram de treinamento de sequência rápida para intubação orotraqueal em pacientes infectados com o novo Coronavírus (COVID-19). As aulas teóricas e práticas foram coordenadas pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade e tiveram como objetivo reforçar as habilidades das equipes para uma assistência mais segura e de qualidade.

De acordo com o diretor técnico do HUP, o médico coloproctologista Rafael Correia Lima, a síndrome gripal da COVID-19 pode evoluir, em alguns casos, para uma insuficiência respiratória grave e, para realizar o atendimento necessário, é preciso fazer uma intubação orotraqueal.

“A intubação é um procedimento invasivo de alta complexidade que demanda um cuidado especializado. O médico utiliza um laringoscópio para visualizar a traqueia e introduzir um tubo. Esse tubo auxilia na respiração do paciente, instituindo a ventilação mecânica, ou seja, a ventilação dos pulmões por meio de aparelhos. Com isso, a gente ganha tempo até o paciente se recuperar e conseguir voltar a respirar sem ajuda de aparelhos”, explicou o médico, acrescentando que o momento da intubação aumenta muito o risco de contaminação da equipe e o treinamento torna o procedimento mais seguro tanto para o profissional como para o paciente.  

Profissionais da saúde intensificam treinamentos na pandemia - Imagem 1

Profissionais de saúde em treinamento de sequência rápida para intubação orotraqueal  / Créditos: Ascom/Unimed Teresina 

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HUP, Rebeca Barbosa, destacou a importância dos treinamentos para a assistência. “Nosso objetivo principal é capacitar constantemente os colaboradores e propiciar o melhor desempenho na realização das suas atividades, visando sempre a segurança e a qualidade assistencial. Percebemos que, a cada ação educativa, estamos unindo ainda mais nossas equipes, além de passar a segurança necessária para a realização dos procedimentos ao enfrentamento diário da pandemia”, explicou.

Ainda por conta da pandemia da COVID-19, o Sistema Unimed Teresina providenciou diversas alterações no fluxo de atendimento de suas unidades próprias. O HUP e a Unidade Unimed Ilhotas passaram por reforma na estrutura física para separar a entrada de pacientes com sintomas de quadros gripais dos quadros não gripais. Além disso, foram destinados leitos exclusivos para internação de pacientes com suspeita de COVID-19.

Além disso, foi realizada, em regime de urgência e com a orientação dos profissionais que compõem o Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a contratação de novos profissionais de saúde para reforçar o atendimento.

Fonte: Ascom/ Unimed Teresina

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail