Profissionais discutiram em mini curso sobre a Rede Cegonha

Alzenir Moura Fé explicou a finalidade das politicas de operacionalização

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com intuito de discutir e apresentar as diretrizes do Programa Social Federal do Ministério da Saúde, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí realizou nesta sexta-feira, 26, o mini curso sobre a Rede Cegonha e as Portarias do Ministério da Saúde. O atendimento humanizado à mulher gestante e ao recém-nascido e a implantação da Rede Cegonha na Maternidade Evangelina Rosa foram algumas pontos destacados pelas conferencistas Alzenir Moura Fé e Simone Santos.

A enfermeira obstétrica e preceptora da residência em obstetrícia na Maternidade Evangelina Rosa, Simone Santos explica que é importante que todos conheçam as diretrizes e objetivo do programa federal que está sendo implantado aos poucos no hospital. ?Cursos de qualificação são fundamentais para os profissionais de enfermagem reavaliarem o comportamento profissional. Conversamos a respeito da forma que atualmente as maternidades recebem as gestantes e destacamos com norteador para uma assistência qualificada as novas medidas de planejamento no atendimento humanizado que devem ser oferecidos as mulheres gestantes?, destaca.

O Programa Social Federal tem como estratégia consiste um modelo de atenção ao parto e nascimento de forma delineada e segura, por isso, a participação em especializações dos profissionais de enfermagem garante uma assistência qualificada aos pacientes. A partir disto, a gerente de saúde da mulher da Secretaria Estadual de Saúde, Alzenir Moura Fé explicou a finalidade das politicas de operacionalização e as diretrizes da Rede Cegonha.

A técnica de enfermagem e participante do mini curso, Maura Leite, ressaltou que a rede cegonha ainda está sendo implantada na maternidade, porém ela deve acontecer incialmente na raiz da rede de saúde, que é no Programa de Saúde da Família. ?Com isso, a mulher gestante será orientada e conduzida de forma apropriada para o dia em que for ter o bebê. Pois às vezes, muitas delas chegam no dia do parto sem saber que tem direito a acompanhante e a até mesmo os sintomas do trabalho de parto?, pontua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES