Profissionais do HUT fazem treinamento no hospital Sírio-Libanês

HUT foi um dos 100 hospitais selecionados pelo projeto.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para iniciar a implantação do projeto Lean, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) enviou um grupo de profissionais de saúde para um treinamento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A meta é qualificar os servidores para que eles possam participar ativamente da implementação do projeto nas emergências no HUT. O Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde que tem como foco a redução da superlotação de hospitais de urgência e emergência públicos e filantrópicos.

Participaram do treinamento oito profissionais, sendo quatro enfermeiros, três médicos e um profissional da área de tecnologia. A enfermeira e chefe do Núcleo de Segurança do Paciente do HUT, Lenier Braga, explicou como foi o treinamento.

“Fomos recebidos por dois tutores do Sírio-Libanês que iniciaram o treinamento com a parte teórica onde eles apresentaram toda a filosofia do projeto Lean nas Emergências. Em seguida, fomos para a parte prática aplicando toda teoria discutida no primeiro momento do treinamento. Participamos de um circuito de atendimento fictício, mas dentro do perfil dos pacientes que recebemos no HUT. O objetivo era aplicar todo o conhecimento adquirido no sentido de identificar os problemas e pensar nas estratégias de organizar o serviço, tornando a assistência ainda mais qualificada”, disse Lenier.

O HUT foi um dos 100 hospitais de urgência e emergência selecionados pelo projeto em todo Brasil. O diretor do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, comentou que o projeto trabalha focado também no tempo resposta dos atendimentos, ou seja, ele prevê que todos os processos de cuidados que envolvem o paciente sejam avaliados em tempo real. “No momento em que o paciente inicia seu atendimento, outros profissionais estão acompanhando e avaliando os procedimentos para detectar possíveis problemas. Isso torna a assistência mais resolutiva e melhora ainda mais os fluxos de trabalho”, destacou o diretor. 

O termo Lean significa “enxuto”. O nome do projeto origina-se de uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota, para administrar a produção industrial e trabalha para melhorar processos com base no tempo, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado, agora adaptada à prática hospitalar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES