Programa de psicoterapia é destinado a servidores em Fortaleza

Através de jogos psicodramáticos, o paciente tem a oportunidade de trocar de papel

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Crises conjugais, envelhecimento, fobias. Problemas presentes no cotidiano s?o o foco de um novo trabalho que est? sendo desenvolvido na Cl?nica de Atendimento B?sico do Instituto de Previd?ncia do Munic?pio (IPM). Atrav?s do grupo de psicoterapia do Instituto, os servidores s?o encaminhados pela junta m?dica do ?rg?o. O grupo conta com 10 pacientes em cada turma.

O atendimento tem in?cio atrav?s de consultas individuais. Depois da primeira avalia??o, s?o tr?s meses de acompanhamento para que o paciente e a psic?loga respons?vel pelo servi?o conquistem confian?a m?tua. A partir de ent?o, s?o formados os grupos de trabalho, que v?o atuar diretamente na supera??o de traumas e no resgate da espontaneidade.

Atrav?s de jogos psicodram?ticos, o paciente tem a oportunidade de trocar de papel e vivenciar a realidade de um outro colega, para que consiga assim enfrentar melhor a sua. ?Eu aprendi a me colocar no lugar das pessoas compreendendo melhor as dificuldades do dia-dia?, afirma uma servidora da Secretaria Executiva Regional-V (Grande Mondubim).

A terapia grupal ? atualmente uma das sa?das encontradas para proporcionar sa?de plena a um n?mero cada vez maior de pessoas. ?O que n?s fazemos aqui ? dramatizar assuntos relevantes da vida, ao inv?s de apenas falar sobres eles. Assim, fica mais f?cil encarar os problemas?, explica Martha Lobo, coordenadora do programa.

O tratamento dura ao todo seis meses. Quem freq?enta os encontros j? sente a diferen?a na rotina. ?A conquista do papel de adulta est? sendo a minha meta dentro do grupo, pois tenho dificuldade em me comportar segundo a minha idade. Tenho crescido como m?e, esposa, amiga e profissional. J? t? at? mais bonita (risos)?, afirma uma servidora do munic?pio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES