Programa do Grupo Equatorial Energia incentiva a cultura do Piauí

A iniciativa contribui com o valor da população local e suas tradições, incluindo as mais diversas modalidades de projetos culturais

Secretário de Cultura de Piripiri destaca cultura do município | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conhecida pelo forte comércio e indústria, com destaque para confecções e processamento de cera de carnaúba, Piripiri também é um importante polo de turismo sendo um dos municípios que englobam o lado piauiense da Serra da Ibiapaba, além do tradicional Açude Caldeirão, e ainda forte destaque na cultura, com talentosos artistas que exaltam e divulgam o Piauí para todo o Brasil.

José de Ribamar da Silva, mais conhecido como Dideka Silva, grande personagem de Piripiri, lembra que o município é um grande exportador de humoristas que tem projeção nacional. “O humor faz parte da cultura de Piripiri, João Cláudio, Amauri Jucá e Dirceu Andrade, são a cara da cultura da nossa cidade e vejo isso de uma forma muito valorosa e importante. Sou muito grato por ser sempre lembrado por eles nas piadas e histórias que contam. Sou imensamente feliz por isso. Piripiri é meu amor maior”, disse.

Secretário diz que cultura de Piripiri se destaca em todo o estado (Foto: Divulgação

O secretário de Cultura de Piripiri, Marcifran Costa, destacou a importância da cultura desenvolvida no município que se destaca em todo o estado. “A cultura em Piripiri é uma área bem ampla, nós temos artistas de renome nacional a exemplo do João Cláudio Moreno, que representa muito bem a nossa cultura, temos nas artes plásticas a Isadora, além da parte musical, festivais de humor e tantas outras expressões culturais”, declarou.

Quem contribui para fomentar a cultura no município é a Plataforma E+ Cultura do Grupo Equatorial Energia. Alinne Aguiar, consultora de Relacionamento com o Cliente, da Equatorial, detalha que a Plataforma tem o objetivo de contribuir com iniciativas que valorizem a população local e suas tradições, incluindo as mais diversas modalidades de projetos culturais.

“Em 2020, no Piauí, em menos de dois anos de atuação, a Distribuidora investiu mais de R$ 6 milhões no patrocínio de 71 projetos selecionados pelo Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC). Do total de projetos culturais patrocinados pela Equatorial Piauí neste ano, 39 deles são da capital e 32 do interior. A Distribuidora apoia projetos nas áreas da música, teatro, dança, humor, cinema, literatura, artes plásticas, gastronomia, pesquisa e documentação, patrimônio histórico, artístico e ambiental”, afirma.

Pelo primeiro ano Piripiri será palco de eventos culturais patrocinados pela Equatorial Piauí. Por conta da pandemia, alguns projetos que aconteceriam na cidade acabaram não ocorrendo em 2020, como a turnê de comemoração dos 30 anos de carreia de João Cláudio Moreno. Eles tiveram que ser adaptados para lives. Em 2021, turnê de João Claudio Moreno, Projeto Seis e Meia e Humor pelo Piauí.

Outros investimentos

Em Piripiri, para 2021 e 2022 mais de 46 km de rede nova serão instaladas para atender mais de 128 unidades consumidoras com um investimento de aproximadamente R$1.375.196,58. Mais de 29 unidades consumidoras já foram atendidas com investimento de 382 mil reais. Além disso, a nova linha de transmissão de energia LD Piripiri-Esperantina, da Equatorial Piauí, se estende por 73 km, levando mais energia para o desenvolvimento de 13 municípios e beneficiando diretamente 192 mil piauienses.

O município também recebeu o Mutirão Pelo Futuro Todo Dia, realizado pela Equatorial Piauí, que tem o propósito de promover a disseminação de informações, realização de serviços e cadastro para a troca de geladeiras velhas por novas com Selo Procel A, mais eficientes e econômicas. Na oportunidade, foram sorteadas 50 geladeiras para cada cidade por meio do programa E+ Geladeira Nova que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Cada cliente residencial que compareceu ao mutirão ainda pôde trocar até 5 lâmpadas, apresentando apenas a última fatura de energia e documentos pessoais. Com foco no cliente, os colaboradores da Equatorial também repassaram orientações importantes sobre como realizar o cadastro na Tarifa Social (que pode assegurar até 65% de desconto na fatura de energia).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES