Programa Incrível faz viagem emocionante pelos Lençóis Maranhenses; assista hoje às 23h na MN

A paisagem que parece um deserto revela-se generosamente irrigada pelas águas da chuva

Alcide Filho comanda atração na Meio Norte | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vento deixa rastros pelo caminho. No Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a natureza mostra sua arquitetura nas trilhas das dunas. Brancas dunas, dunas brancas douradas pelos raios do sol.

A paisagem que parece um deserto revela-se generosamente irrigada pelas águas da chuva. Mas as lagoas são temporárias. Duram os seis meses de chuva.

Depois evaporam, voltam para as nuvens. Todas essas belezas serão apresentadas pelo ecoaventureiro Alcide Filho no programa Incrível, exibido pela Rede Meio Norte, hoje, às 23h e amanhã, às 15h.

Nos Lençóis Maranhenses são 155 mil hectares. Muito sol e dunas que se movem o tempo inteiro. Lagunas azuis, piscinas nascidas na ruidosa temporada dos trovões. No caminho de Lençóis, uma boa surpresa.

É Barreirinhas, que revela sua verdadeira natureza de contrastes. No extremo norte da Rota das Emoções, estendido no Estado do Maranhão, Lençóis tem uma beleza que invoca uma miragem, uma imagem inexistente, projetada a não ser em nossas mentes e sonhos.

Mas basta conectar-se com os Lençóis Maranhenses, pisar com os pés descalços sobre a areia para constatar o quanto a realidade supera a imaginação. "Lençóis provoca perguntas e nos dá algumas respostas existenciais. Alguém que de lá retorne não é mais o mesmo", diz Alcide.

No povoado Mandacaru chega-se às alturas depois dos 160 degraus do Farol Preguiças. Erguido a 35 metros do chão em 1940, a vista lá de cima é de perder de vista.

"O Farol do Preguiças é uma luz na escuridão dos bancos de areia invisíveis. Faz sentido. Estivesse operando em 10 de setembro de 1864, poderia ter salvo a vida do poeta Gonçalves Dias. Ele dormia enquanto o navio Ville de Boulogne naufragou na foz do rio Preguiças", explica o apresentador.

Algo acontece em Lençóis. "Os grãos de areia, bilhões de microcristais cintilantes, refletem a nossa própria sutileza material", afirma. No Parque, a natureza é o espetáculo e deve ser mantida em cartaz. Lençóis é uma poesia em movimento. Desencubra-se nos Lençóis Maranhenses, um espetáculo do Meio-Norte do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES