Programa Mais Médicos tem cerca de 34 mil profissionais inscritos

Dos 34.070 profissionais inscritos, o Ministério da Saúde divulgou que 30.175 são brasileiros

Programa Mais Médicos tem cerca de 34 mil profissionais inscritos | Alejandro Zambrana/MS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (1º), o Ministério da Saúde divulgou o balanço do Programa Mais Médicos, revelando que houve um registro recorde de 34.070 profissionais inscritos para as 5.970 vagas disponíveis no ciclo atual. Esse número representa a maior quantidade de inscritos desde a criação do programa em 2013. 

Na quarta-feira (31), encerrou-se o prazo de inscrição, com prioridade para profissionais brasileiros formados no país, no Programa Mais Médicos. Além disso, também foi permitida a inscrição de brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, os quais poderão atuar com o registro do Ministério da Saúde em vagas não preenchidas por médicos com registro no Brasil. 

Dos 34.070 profissionais inscritos, o Ministério da Saúde divulgou que 30.175 são brasileiros. Dentro desse grupo, há 19.652 médicos com registro profissional no Brasil, 10.523 brasileiros com registro no exterior e 3.895 estrangeiros com registro no exterior. Esses números representam o perfil dos inscritos no programa. 

No último dia 22, foi divulgado o edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios. A próxima etapa do processo é a publicação das inscrições validadas, que está prevista para ocorrer ainda nesta quinta-feira. A expectativa é que, a partir de 16 de junho, sejam anunciadas as confirmações das vagas e dos locais escolhidos pelos candidatos.

De acordo com o Ministério da Saúde, prevê-se que os profissionais comecem a atuar nos municípios no final de junho. Na alocação dos médicos, serão levados em consideração critérios como titulação, formação e experiência prévia no programa. Em casos de empate, terão prioridade os candidatos que residem mais próximos do local de atuação, os que possuem maior tempo de formação e os de maior idade.

O valor previsto no edital da bolsa-formação é de R$ 12,3 mil por mês, pelo prazo de 48 meses, prorrogáveis por igual período. Todos os participantes poderão receber incentivos pela permanência no programa, sendo que os que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta do edital, recebem um percentual maior.  

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES