Programa Piauí Conectado atinge a marca de 9 mil alunos

Parceria público-privada oferece cursos da área da tecnologia da informação de forma gratuita

Piauí Conectado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Academia Cisco da Piauí Conectado, parceria público-privada de conectividade do Governo do Estado do Piauí, oferece gratuitamente cursos na área da tecnologia. Desde 2019, o projeto já beneficiou cerca de 9 mil alunos. Através de um convênio com a Cisco Networking Academy, uma dos maiores programas de aprendizado digital da gigante do mundo da informática, os cursos têm feito a diferença na vida de muita gente.

Piauí Conectado (Divulgação)

Ana Gabriela, de 18 anos, é estudante de direito, nasceu em Teresina e mora em Timon. Ela é um dos bons frutos colhidos através do trabalho da academia de tecnologia virtual oferecida pela concessionária de banda larga do Governo do Piauí. "Esse projeto abre portas para a gente entrar na área da tecnologia. Precisamos ser profissionais do futuro. Eu fiz o curso no CETI João Clímaco. Fiz Introdução ao Mundo Digital”, conta.

Ana começou o curso em 2020. “Mudei como pessoa, a partir da experiência profissional, a tecnologia abre a porta para muitas áreas. Hoje estou como auxiliar de logística mas sei que posso crescer ainda muito mais”, considera.

Adriano Soares, que trabalha com infraestrutura de redes, hoje está no cargo de analista de suporte sênior. "Sempre trabalhei com tecnologia, mas eu não tinha qualificação em segurança e servidores. Então fui direcionado ao curso, onde estudei, me atualizei e hoje trabalho para uma grande empresa de São Paulo. Estou ganhando muito bem a partir do conhecimento adquirido", revela.

Piauí Conectado atinge marca de 9 mil estudantes (Divulgação)

A iniciativa começou a ser divulgada em escolas e uma delas foi o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Paulo Ferraz, onde a jovem Cristiane Moraes Alves concluiu o ensino médio. Hoje, aos 19 anos, ela é uma jovem aprendiz. "Eu me apaixonei pela área de cibersegurança. Quero ser uma hacker do bem para proteger os dados das pessoas", conta.

Uma parceria de sucesso

Charlene Queiroz, coordenadora do projeto Networking Academy, explica que o programa é um sucesso internacional. "Esse é um programa replicado em mais de 170 países, em vários idiomas, inclusive o português. Nós temos cursos introdutórios, além de cursos técnicos na área de redes. Após a pandemia, o projeto criou a automatrícula, feita através do site piauiconectado.com/cursos para os cursos introdutórios", revela.

Certos cursos precisam de tutoria individual, então através de parcerias e convênios os cursos chegam até as pessoas. "Nós criamos um ambiente virtual, onde são criadas turmas e os cursos são replicados na área de redes", acrescenta.

Juventude conectada (Divulgação)

O projeto é um sucesso. "Tivemos resultados expressivos. Estamos com vários alunos que conseguiram entrar no mercado de trabalho, mudar de vida mesmo a partir da área de T.I. Alguns mudam de carreira. Além disso, a gente absorve alguns jovens, que buscam o primeiro emprego. Nós já tivemos mais de 10 jovens aprendizes que conseguiram a inserção no mercado através disso", conta.

O projeto colhe os frutos de quase três anos de funcionamento. "A pandemia veio como uma barreira, mas a gente conseguiu ultrapassar isso com a ajuda do programa. No período pandêmico, nós conseguimos manter o programa, que é totalmente on-line e gratuito. Ao final, existe a certificação com reconhecimento internacional. É um grande plus no currículo e o aluno não paga nada", finaliza.

    



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES