Programa possibilita acesso a rede elétrica

Na zona rural de Alto Longá alguns povoados ainda sofrem com a falta de energia, mas o problema será solucionado com a chegada do Luz Para Todos

População recebe geladeiras novas para substituir as antigas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com 14 mil habitantes, o município de Alto Longá, distante 70 km de Teresina, é terra de um povo simples, hospitaleiro e que se destaca pela pecuária, sendo o 7º maior rebanho caprino do estado. A cidade começou a se desenvolver com a chegada de energia elétrica, que possibilita o desenvolvimento da atividade socioeconômica e traz também qualidade de vida às pessoas.

Seu Juca, que é comerciante e criou seus 7 filhos na cidade, sabe como a energia elétrica traz melhorias. “Quando a energia chegou, foi a melhor coisa do mundo, pudemos instalar freezer para gelar as bebidas e o município desenvolveu a energia”, disse.

Zona rural de Alto Longá ganha energia elétrica (Imagem: Divulgação)Na zona rural de Alto Longá alguns povoados ainda sofrem com a falta de energia, como conta o agricultor Lourenço Marques, que mora na localidade Veludo. “Eu queria que tivesse energia porque queria plantar aqui na minha casa, fazer uma horta e trabalhar com isso”, afirma. Agora o sonho desses moradores está bem próximo de ser realizado, isso porque a rede de energia elétrica já chegou na região e a expectativa é de que a próxima etapa do Programa Luz Para Todos possa contemplar o povoado.

O Programa tem buscado promover o acesso de famílias residentes em áreas rurais à energia elétrica, de forma gratuita, por meio de serviços de extensão de rede, implantação de sistemas isolados e realização de ligações domiciliares.

 O cronograma de execução do programa é estabelecido em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o mesmo vai sendo readequado de acordo com as necessidades impostas pela da pandemia do novo coronavírus.

Em Alto Longá, a Equatorial construiu 100 m de extensão de rede na localidade Barras dos Cocos que possibilitou o acesso à rede elétrica para 4 unidades consumidoras beneficiando cerca de 12 pessoas na região. Já entre 2021/2022, estão previstos para que o município de Alto Longá receba a extensão de 81 KM de rede, assim contemplando 153 unidades consumidoras e beneficiando de forma direta aproximadamente 460 clientes na cidade. A execução do programa Luz para Todos contará com investimentos de R$ 1,9 milhões e beneficiará mais de 25 localidades.

Alto Longá também foi contemplada com a realização de importantes ações como melhorias nas redes de baixa e média tensão, regularização de gambiarras e universalização (investimentos para atender uma ligação nova onde não existe a rede elétrica), além de ligação do grupo A (clientes que possuem transformador próprio) e instalação de religadores. Ao todo, na cidade foram instalados 125 postes com o intuito de melhorar a qualidade do fornecimento de energia.

Mas não adianta só ter energia em casa, também é preciso economizar e, para isso, o programa E + Geladeira, da Equatorial Piauí, chegou no município levando 100 geladeiras novas para a população

Uma das contempladas foi a aposentada Antônia Alves dos Santos, que já estava com sua geladeira antiga há mais de 15 anos e não tinha como trocar por uma nova agora. “Fiquei muito alegre, porque nunca tinha ganhado nada. Fiquei sabendo pelo rádio e nem consegui dormir, queria que o dia amanhecesse logo para vir para a praça pegar logo a geladeira que ganhei", declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES