Programa quer elevar indicadores de desenvolvimento do Piauí

O programa foi lançado em 2018 no estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado do Piauí vem conquistando mais políticas de desenvolvimento e participação social. O projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Piauí (ODS Piauí) foi lançado pelo Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no ano de 2018, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento humano no Piauí, por meio da implementação da Agenda 2030. Através dele, são promovidas as iniciativas para erradicação da pobreza, o crescimento econômico, e a sustentabilidade ambiental de forma integrada. 

Maurilo Oliveira, coordenador do PNUD no Piauí, informa o objetivo desse projeto que contribui para a redução das desigualdades e propõe a autonomia cidadã. “Ele visa fundamentalmente elevar os indicadores de desenvolvimento humano sustentáveis no estado do Piauí. Para isso, a gente utiliza os ODS, que são um plano de ações que compõem a agenda 2030. A gente os traz para nossa realidade e utiliza como indicadores para alcançá-los.”, disse. 

Para o desenvolvimento do estado, é importante que essa parceria traga uma melhoria e fortalecimento das capacidades de planejamento, tanto para os estados quanto para as cidades. “Essa contribuição dos municípios é fundamental para que a gente consiga alcançar os indicadores de crescimento. Introduzir as ODS no planejamento municipal vai gerar uma série de ações que vão contribuir para desenvolvimento da população”, expressa.

Os ODS correspondem a uma pactuação entre diversos países para que se mantenha uma sustentabilidade social e econômica entre eles. Rejane Tavares, superintendente de Planejamento Estratégico do Estado, falou que o compromisso dos ODS é dar uma “luz” e conduzir todo o planejamento de ações do estado. A agenda 2030 é complexa, são são 17 objetivos, 16 temáticos e 1 sobre meios de implementação, bem como um total de 169 metas, que contemplam de forma integrada as três dimensões do desenvolvimento sustentável - ambiental, social e econômica, e 231 indicadores globais.

O Piauí está norteando todo seu processo de planejamento e construções para suas ações para os próximos 12 anos em cima dos ODS. “Trabalhamos com o objetivo de contribuir para que os ODS possam ser consolidados, mesmo sendo uma longa caminhada, nós temos desafios sociais, econômicos e ambientais enormes, mas os objetivos dão uma luz para a forma de conduzir essas problemáticas do estado. É preciso repensar uma nova forma de ter mais responsabilidade com a terra e com as pessoas”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES