Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Programa quer elevar indicadores de desenvolvimento do Piauí

O programa foi lançado em 2018 no estado

Compartilhe
Google Whatsapp

O Governo do Estado do Piauí vem conquistando mais políticas de desenvolvimento e participação social. O projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Piauí (ODS Piauí) foi lançado pelo Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no ano de 2018, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento humano no Piauí, por meio da implementação da Agenda 2030. Através dele, são promovidas as iniciativas para erradicação da pobreza, o crescimento econômico, e a sustentabilidade ambiental de forma integrada. 

Maurilo Oliveira, coordenador do PNUD no Piauí, informa o objetivo desse projeto que contribui para a redução das desigualdades e propõe a autonomia cidadã. “Ele visa fundamentalmente elevar os indicadores de desenvolvimento humano sustentáveis no estado do Piauí. Para isso, a gente utiliza os ODS, que são um plano de ações que compõem a agenda 2030. A gente os traz para nossa realidade e utiliza como indicadores para alcançá-los.”, disse. 

Para o desenvolvimento do estado, é importante que essa parceria traga uma melhoria e fortalecimento das capacidades de planejamento, tanto para os estados quanto para as cidades. “Essa contribuição dos municípios é fundamental para que a gente consiga alcançar os indicadores de crescimento. Introduzir as ODS no planejamento municipal vai gerar uma série de ações que vão contribuir para desenvolvimento da população”, expressa.

Os ODS correspondem a uma pactuação entre diversos países para que se mantenha uma sustentabilidade social e econômica entre eles. Rejane Tavares, superintendente de Planejamento Estratégico do Estado, falou que o compromisso dos ODS é dar uma “luz” e conduzir todo o planejamento de ações do estado. A agenda 2030 é complexa, são são 17 objetivos, 16 temáticos e 1 sobre meios de implementação, bem como um total de 169 metas, que contemplam de forma integrada as três dimensões do desenvolvimento sustentável - ambiental, social e econômica, e 231 indicadores globais.

O Piauí está norteando todo seu processo de planejamento e construções para suas ações para os próximos 12 anos em cima dos ODS. “Trabalhamos com o objetivo de contribuir para que os ODS possam ser consolidados, mesmo sendo uma longa caminhada, nós temos desafios sociais, econômicos e ambientais enormes, mas os objetivos dão uma luz para a forma de conduzir essas problemáticas do estado. É preciso repensar uma nova forma de ter mais responsabilidade com a terra e com as pessoas”, explica.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×