Projeto ajuda pacientes com transtornos mentais a acessarem seus direitos

Criado em 2018, o projeto fornece serviços importantes para a inclusão, como emissão de passe livre cultura, agendamento para carteira de trabalho, segunda via de certidão de nascimento, consulta CADÚnico e mais

Crianças | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A garantia dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais é fundamental para participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com os demais cidadãos. O acesso à informação e aos princípios básicos para tratamento e benefícios previstos, no entanto, não é simples para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Projeto ajuda pacientes a acessarem seus direitos - Foto: Raíssa Morais 

A teresinense Ana Keyla Silva, mãe de uma criança de seis anos com transtorno do espectro autista (TEA), enfrentou dificuldades para conseguir acompanhamento psicológico gratuito do filho e também aos direitos básicos concedidos em lei.

No Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), a cuidadora de idosos conheceu o projeto “Mente Cidadã”, criado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) para fornecer serviços de orientação jurídica, judicial e extrajudicial às pessoas com transtorno mental e seus familiares.

CAPSi é voltado para atenção psicossocial de crianças - Foto: Raíssa Morais 

Através dele, Ana Keyla soube que o filho tem direito à carteira de identificação de autistas (Ciptea), que assegura aos portadores de TEA atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

“Já foi muito difícil chegar até a CAPSi, então é um pouco mais complicado ficar por dentro dos nossos direitos. Ter que se deslocar, dar conta dos cuidados, do trabalho, da alimentação e saúde, é muito complicado”, falou Ana Keyla.

Patrícia Monte, defensora pública do Piauí - Foto: Raíssa Morais 

Além dela, outras várias famílias também são impactadas pelo projeto implantado pela diretora de Primeiro Atendimento Cível da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), Patrícia Ferreira Monte Feitosa.

Serviço facilita emissão de documentos

Criado em 2018, o projeto “Mente Cidadã” fornece serviços importantes para a inclusão, como emissão de passe livre cultura, agendamento para carteira de trabalho, segunda via de certidão de nascimento, consulta CADÚnico, cadastro para o Auxílio Brasil, além de orientações técnicas e encaminhamentos necessários.

Espaço oferece serviços de orientação e encaminhamentos de famílias - Foto: Raíssa Morais Através de parcerias, o projeto também leva serviços ofertados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), Equatorial Energia, Águas de Teresina, entre outras instituições.

Além do seu público-alvo específico, que são as pessoas com transtorno mental, internos ou não, o projeto se estende também aos familiares dessas pessoas, que normalmente se dedicam aos cuidados dos pacientes e têm suas rotinas afetadas.

Patrícia Monte explica que desde a implantação da luta antimanicomial, se viu que o fator do adoecimento mental no Brasil tem muito a ver com as condições de pobreza. Dentro disso, é justamente essa faixa a que mais sofre para ter acesso aos direitos essenciais.

Local atende público infantil com transtornos mentais - Foto: Raíssa Morais 

“A pessoa com transtorno mental, exatamente por todo o estigma na sociedade a respeito disso, tem a tendência de ser excluída do mercado de trabalho e dos estudos. O ‘Mente Cidadã’ tem o objetivo de promover uma articulação interinstitucional para dar visibilidade às dificuldades da pessoa com transtorno mental para tentar construir políticas públicas”, explicou.

Construção de políticas públicas ocorre de forma direta

A construção de políticas públicas citada pela defensora ocorre de forma direta. Na busca ativa nos centros de atenção psicossocial e hospitais que cuidam de pessoas com transtornos mentais, as instituições sociais chegam mais depressa aos mais necessitados.

Projeto Mente Cidadã - Foto: Raísss Morais 

Este ano, a primeira edição do projeto foi realizada no Hospital Areolino de Abreu, situado na zona Norte de Teresina. Uma equipe composta por secretarias municipais e estaduais de cidadania, inclusão e assistência social, além da Defensoria Pública da União (DPU) realizou serviços de emissão de documentos pessoais e de inserção em residências terapêuticas dentro do hospital.

Na última semana, foi a vez do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Capsi) receber a equipe do projeto “Mente Cidadã”. Diversos órgãos se reuniram para promover e debater a importância da inclusão social nos primeiros anos de vida dos cidadãos.

“Muitas vezes as pessoas têm diversos direitos legais previstos, mas tem dificuldades de acessá-los. Hoje, os usuários têm todos os serviços disponíveis para tirarem dúvidas e protocolar pedidos necessários para acesso aos direitos”, disse Patrícia Monte.

Sales Neto, coordenador do CAPSi - Foto: Raíssa Morais 

Sales Neto, coordenador do CAPSi, afirma que o projeto facilita no cuidado e tratamento de crianças atendidas na instituição. “Nosso público são crianças com transtornos graves, severos e persistentes, mas nós recebemos o seio familiar, com uma média de 20 atendimentos por dia. O atendimento a essas pessoas também é essencial porque muita gente em situação de vulnerabilidade tem dificuldade de conhecer e saber dos serviços que elas podem participar para facilitar a vida delas”, contou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES