Projeto alia esporte e sustentabilidade, transformando a vida de timonenses

“Desvendar Esporte” conta com a coordenação do ex-atleta Cláudio Roberto Sousa, medalhista de prata no atletismo nas Olímpiadas.

Projeto alia esporte e sustentabilidade, transformando a vida de timonenses | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“A gente se diverte praticando esporte, realizando competições, aprende sobre o meio ambiente, sustentabilidade e saneamento, além de conseguir fortalecer valores e fazer mais amigos”, relata Giovane Samuel, que tem 11 anos e mora no bairro Santo Antônio, zona urbana de Timon. Ele é um dos 166 participantes do projeto “Desvendar Esporte”, que acontece desde o início do ano na cidade com o patrocínio da Águas de Timon e parceria do Instituto Incentivar.

A iniciativa promove a prática do atletismo e a sustentabilidade de maneira inclusiva com alunos de cinco escolas públicas do município, visando trabalhar a sociabilidade e promover o desenvolvimento escolar.

Em Timon, o “Desvendar Esporte” conta com a coordenação do ex-atleta Cláudio Roberto Sousa, medalhista de prata no atletismo nas Olímpiadas de Sydney (2000). Enquanto atleta, Cláudio também participou das Olímpiadas de Atenas (2004). “O projeto ajuda a enriquecer o atletismo e fortalecer um trabalho de base com educação e esporte, agregando valores da sustentabilidade e do saneamento na qualidade de vida de cada um dos participantes”, destaca Cláudio Roberto.

Projeto alia esporte e sustentabilidade, transformando a vida de timonenses (Foto: Divulgação)

Pela prática do esporte, há o fortalecimento de laços afetivos e de regras a serem respeitadas no convívio diário. Além disso, reforça nos praticantes, valores como: empatia, senso coletivo e disciplina. Para os jovens em situação de maior vulnerabilidade social e moradores de comunidades periféricas, o esporte chega como real agente de mudança, transformando perspectivas de futuro e abrindo portas para novos sonhos.

“Nosso propósito, junto com a população timonense, segue também de forma estruturada para o social, além da missão do fornecimento de água e tratamento de esgoto. Visamos contribuir para a qualidade de vida das pessoas, buscando ações e projetos como o ‘Desvendar Esporte’, que ajudam a trazer mais saúde e inspiração para os jovens junto às comunidades’’, explica a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo.

Sobre o projeto “Desvendar Esporte”

A ideia surge da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de projetos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto “Desvendar Esporte” é realizado pelo Instituto Incentivar por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania com patrocínio de Águas de Timon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES