Projeto auxilia alunos de escolas públicas no acesso remoto

A pandemia fez com que as escolas buscassem formas alternativas de manter o processo de ensino-aprendizagem. A internet tem sido mais demandada e facilitado a vida de alunos da rede pública de ensino.

Estudante se conecta com internet para assistir às aulas on-line | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Esse ano o governo estadual disponibilizou chips de internet para todos os alunos, mas quando não é possível acessar a internet em casa, podemos ir até a escola e utilizar a rede wifi do Piauí Conectado”. O relato da estudante Ana Beatriz Meneses de Almeida, que cursa o 2° ano do ensino médio no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti)  Maria Modestina Bezerra, no bairro Novo Horizonte, em Teresina, mostra que apesar das dificuldades, a adaptação ao modelo remoto de ensino-aprendizagem vem revelando um novo campo de possibilidades para pais, alunos e professores.

Distribuição de chip amplia acesso à internet para que alunos assistam aulas on-line| FOTO: Divulgação

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), escolas suspenderam as aulas presenciais e passaram a buscar formas alternativas de manter o processo de ensino-aprendizagem durante a quarentena: usam principalmente aplicativos e plataformas on-line. Nesse sentido, o projeto Piauí Conectado tem sido determinante no acesso de qualidade à internet trazendo benefícios para os alunos da rede pública de ensino, melhorando a prestação do serviço com sistemas mais eficientes e eficazes através da internet de fibra óptica.

De acordo com a estudante de 15 anos, que sonha cursar Engenharia Civil, mesmo durante a pandemia manteve uma rotina de estudo bem definida, acordando no mesmo horário que ia para escola, pela manhã, para estudar e fazer atividades e assistindo as aulas remotas à tarde. Ana Beatriz ressalta ainda que quando precisa ir até a escola são adotadas todas as medidas higiênico-sanitárias para evitar a infecção pela Covid-19.

“Sempre entramos de máscara, mantendo o distanciamento necessário para evitar a transmissão do vírus, na escola tem tapetes sanitizantes, álcool em gel pelos corredores e na entrada”, acrescentou.

Diversas escolas precisaram se adaptar a esse período de pandemia e adotaram as aulas on-line como novo padrão. Clarisse Maria Veloso, diretora do Ceti Modestina Bezerra, afirma que a escola utiliza a internet do Piauí Conectado desde 2019. No início de 2020, o Centro foi contemplado com o sinal wifi, que facilitou muito a rotina de aulas remotas durante a pandemia.

“Como alguns alunos relataram não ter internet para acompanhar as aulas e a escola possuía internet de qualidade, vimos que poderíamos colocar os alunos com distanciamento pelos corredores e pátio da escola para que, assim, o aluno pudesse acompanhar as aulas. Quando o aluno não possui nem Internet nem computador, a escola disponibiliza o laboratório de informática. No laboratório, por ser um ambiente fechado, sempre é feito um agendamento para evitar aglomerações e sempre utilizando os protocolos sanitários”, destacou a diretora.

Alunos usam wi-fi da escola para assistir às aulas on-line, mantendo as medidas para prevenção à Covid-19 | FOTO: Divulgação

Ação amplia acesso a aulas on-line

“É muito bom para os alunos estudarem de qualquer lugar”, disse a mãe do estudante Luís Ricardo, 17, que foi até o Ceti Helvídio Nunes, zona norte de Teresina, para receber o chip com dados para que o filho possa assistir às aulas de qualquer lugar utilizando o celular. Essa ação é parte do PRO Educação, que tem conectado os estudantes ao conhecimento por meio de aulas do Canal Educação.

A escola teve um grande desafio durante o ano de 2020 com a pandemia, mas realizou um intenso trabalho com professores e a gestão escolar. O ano letivo da rede estadual já foi iniciado e as escolas estão realizando aulas remotas, como orienta o protocolo do Comitê de Operações Emergenciais (COE). Para isso, foi feita a distribuição gratuita de chips para os estudantes.

“Nesse período de pandemia, eles tiveram que estudar em casa e muitos dos nossos alunos não têm acesso à internet. Então, a distribuição dos chips tem sido muito importante para facilitar os estudos, disse a diretora do Ceti Helvídio Nunes, Auristela Torres.

O chip beneficia alunos como o Marcos Mateus, 19, que está prestes a finalizar o terceiro ano do ensino médio. Ele diz que “em casa, às vezes, é difícil ter acesso à internet, mas a escola tem ajudado muito com atividades e, agora, com o chip, vamos poder acessar às aulas de qualquer lugar”.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Mais de 140 mil chips com internet são distribuídos

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), distribuiu mais de 140 mil chips aos estudantes da rede pública estadual. A ação tem o objetivo de garantir que os alunos matriculados na rede estadual de ensino tenham acesso à internet diante do cenário de pandemia e de aulas remotas.

Os chips Claro adquiridos possuem tecnologia 4G e pacote de dados de 20 giga mensais, para que os alunos tenham acesso aos conteúdos educacionais disponibilizados pela Seduc em plataformas digitais de videoaulas, Canal Educação, Pré-Eenem Seduc, bem como o aplicativo iSEDUC Aluno, onde são disponibilizadas as produzidas pelos professores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES