Projeto auxilia saúde mental de advogados no Piauí

Caapi disponibilizará atendimento psicológico com terapias restaurativas gratuitas para os advogados e advogadas no lançamento do projeto “Legalmente”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inteligência emocional está relacionada à saúde pessoal e profissional e diversas profissões estão se debruçando sobre o tema, que é uma questão de saúde pública. Em alusão ao “Janeiro Branco”, a Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense (Caapi), preocupada com a saúde mental da classe advocatícia, lançará na próxima quinta-feira (23) o projeto "Legalmente", que tem como objetivo chamar a atenção para a saúde mental dos advogados em razão do auto nível de doenças mentais inerente à profissão. O lançamento acontecerá na sede da Caapi, na Rua Gov. Tibério Nunes, S/N, bairro Cabral, em Teresina.

A presidente da Caapi-PI, Andréia Araújo, ressalta que o projeto de Saúde Mental da Advocacia disponibilizará atendimento psicológico com terapias restaurativas gratuitas para os advogados e advogadas na sede da Caapi.

"Os problemas de saúde mental, hoje, acometem pessoas de qualquer profissão, e isso não é diferente na advocacia, temos advogados (as) que trazem para si muitos problemas de seus clientes, processos, lidam com prazos com a correria de ter de cumprir com suas atribuições. O 'Legalmente' é um programa de monitoramento da saúde mental da advocacia, onde uma empresa do Rio Grande do Sul fará uma visão diferente de como está a saúde mental dos advogados. Esse diagnóstico será feito em todas as regiões do Estado e em todas as 13 subseções e na Capital, onde teremos, ao final,     informações completas sobre a saúde desse profissional", explica a presidente.

O evento ocorre em parceria com a Comissão de Direito Sistêmico e Justiça Restaurativa da OAB -   PI e a programação inicia na quinta (23), com palestra aberta ao público com a especialista em Psicologia Clínica, Dra. Ana Carolina Peuker, que falará sobre usos das redes sociais.  Além disso, no encontro, outros profissionais expõem algo relativamente óbvio aos profissionais da advocacia, como cuidar dos direitos dos outros sem cuidar de si. Na sexta (24) e sábado (25) ocorrem os atendimentos na sede da Caapi.

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, os advogados sofrem depressão 3,6 vezes mais do que os não advogados, a profissão - uma das mais estressantes-, é uma das que mais desencadeiam doenças psicossomáticas e mentais. “Temos que trabalhar esse foco, principalmente na área da saúde mental, o transtorno de ansiedade generalizada, depressão e todas as mazelas que acompanham esse tipo de problema”, observa Andréa.

Conforme o também presidente da Caapi, Yan Cavalcante, as ações da Caixa de Assistência demonstram que "a preocupação com a saúde integral e com a vida dos advogados é essencial para combater esses males", pondera.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES