Projeto busca talentos nas escolas públicas de Teresina

A ideia do Projeto Pioneiros, desenvolvido pela Águas de Teresina, é fomentar novos talentos e apontar caminhos que podem ser seguidos ao fim do Ensino Médio.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto Pioneiros, desenvolvido pela Águas de Teresina, busca plantar uma semente do conhecimento em alunos de escolas públicas da capital. A ideia é fomentar novos talentos e apontar caminhos que podem ser seguidos ao fim do Ensino Médio. Dividido em etapas, o Projeto vai desenvolver aulas e workshops para que os alunos desenvolvam projetos e solucionem problemas da comunidade. Ao final, uma premiação nacional promovida pela Aegea.

Atendendo à Política de Investimento Social e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que norteiam todos os projetos sociais da empresa, o Projeto Pioneiros busca valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e profissional de jovens de escolas públicas através do contato direto com profissionais da empresa.

Crédito: Gabriel Paulino

Ruama Saraiva, estudante do 2º ano da Unidade Escolar Auristela Soares Lima, é uma das participantes do Projeto. Ela acredita que a experiência é boa para buscar novos caminhos após a escola. “É bom para se encontrar. Muita gente tem dúvida do que seguir. Eu, por exemplo, acho que me encontrei aqui. Amei o que falaram. Tem coisas que falaram aqui que tenho na parede do meu quarto”, conta.

Adquirir conhecimentos termina sendo uma consequência. “Eu acho que é muito importante ações como essa. No mundo de hoje, temos acesso à informação de forma mais fácil. Se a gente conhece nosso cotidiano, como o abastecimento d’água, podemos entender o que precisa melhorar ou ser mudado. É bom para adquirir uma carreira”, acrescenta a estudante.

Pedro Alves, gerente de Sustentabilidade da empresa, vê com bons olhos o desejo dos alunos de irem para frente. “Esse projeto é muito interessante para nós, como funcionários, e a empresa. Saneamento não se faz sozinho, temos que fazer isso olhando para a comunidade. A situação do Brasil não está fácil, e o Ensino Médio é o público que tem uma maior evasão escolar. Assim fizemos o Pioneiros, que quer estimular os alunos, motivá-los a ficar em sala de aula e percorrerem uma cadeia. Após o Ensino Médio vem coisa boa”, considera.

Crédito: José ALves Filho

Os alunos vislumbram novos talentos. “É mais do que fazer um projeto de trazer um problema da região e fazer algo para concorrer em nível nacional. Mas o principal é que eles sejam multiplicadores da ideia de que existem empresas que precisam de mão de obra qualificada e que a vida é maior após a escola. Queremos aproximar o aluno de soluções e que Teresina cresça com desenvolvimento humano”, finaliza Alves.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES