Projeto Cine Sul democratiza o acesso ao cinema em Teresina

Projeto desenvolvido pelo Conselho Estadual de Cultura em parceria com a Piauí Conectado promove inclusão social através da sétima arte

Projeto Cine Sul | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A comunicação é um direito humano. E o cinema é uma ferramenta muito importante neste aspecto. Através da chamada sétima arte, é possível aprender sobre valores, adquirir cultura e referências sobre o mundo. Em um contexto onde apenas 17% da população brasileira tem acesso a uma sala de cinema, o Cine Sul vem na contramão.

Crianças assistem a filme no projeto Cine Sul | FOTO: Raíssa Morais

Em parceria com a Piauí Conectado e o Governo do Estado, o Conselho Estadual de Cultura do Piauí desenvolve o projeto Cine Sul, que tem o objetivo de promover o lazer e democratizar o acesso à cultura. Os filmes escolhidos sempre abordam pautas sociais importantes. Após a exibição,  é realizada uma roda de conversa com uma psicóloga para tratar sobre os temas abordados.

Poliana Sepúlveda, conselheira estadual de cultura | FOTO: Raíssa Morais

Para Poliana Sepúlveda, conselheira estadual de cultura, o Cine Sul voltou com força total após a pandemia da Covid-19. "Sempre vem entre 30 a 40 pessoas. Tem sempre uma mãe, uma avó. Cada turma é orgânica, as escolas entram em contato. A gente traz o aluno para cá, as pessoas conhecem o Centro Cultural que tem a maior pinacoteca do estado. Aqui é uma imersão no cinema, na arte", revela.

Os filmes são escolhidos a dedo. "Passamos o filme 'Encanto' da Disney, por exemplo. Para uma criança, a percepção é uma, para o adulto é outra. Fazemos a análise do grupo que vai participar. Às vezes a gente arruma o ônibus, outras vezes a gente consegue com a própria escola o transporte. Além disso, servimos um lanche no final. O propósito é fazer uma imersão à compreensão", acrescenta Sepúlveda.

O público alvo consiste em turmas de alunos, projetos sociais e comunidades carentes. "Queremos aguçar a percepção deles. Hoje temos desde bebês até vovós que se empolgam e ficam tocados pelos filmes. Precisamos oportunizar e levar isso para outros estados", considera a conselheira.

Projeto acontece na Pinacoteca do Conselho Estadual de Cultura, em Tereresina | FOTO: Raíssa Morais

Piauí Conectado atua de forma importante no projeto

Charlene Queiroz, coordenadora de Responsabilidade Social da Piauí Conectado, parceria público-privada de conectividade do Governo do Estado do Piauí através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc-PI), conta que o trabalho junto ao Conselho Estadual de Cultura surgiu em 2019.

Charlene explica que o projeto de cinema desenvolvido pela Piauí Conectado se uniu ao Cine Sul. "A gente já tinha o Cinema Para Todos. Nós vimos que o Piauí era o segundo estado menos democrático no acesso ao cinema. Então resolvemos sanar um pouquinho com esse projeto. Com a reforma desse prédio, que tem um auditório legal e uma acústica boa, surgiu a ideia da parceira. Então virou Cine Sul, atendendo a todos que queiram participar”, revela.

Charlene Queiroz, coordenadora de Responsabilidade Social da Piauí Conectado | FOTO: Raíssa Morais

A Piauí Conectado faz a curadoria do filme com base na comunidade que vem assistir. "Nossa psicóloga ajuda na escolha. Além disso, temos o lanche e oferecemos o link de internet. O conselho vem com a estrutura física", conta a coordenadora.

"Uma ideia brilhante"

Para Nelson Nery Costa, presidente do Conselho de Cultura, o Cine Sul “é uma ideia brilhante". "A concessionária de serviço público permite essa experiência para as crianças. Estamos produzindo matéria cultural. É fundamental no cinema, arte, dança e cultura popular. As crianças precisam ter essa ligação. As pessoas precisam ser ensinadas a consumir cultura. Esse é um processo para instigar a cultura e a arte. Lazer se mistura com isso. São áreas que despertam a sensibilidade”, considera.

Nelson Nery Costa, presidente do Conselho de Cultura |FOTO: Raíssa Morais

Marcos Lopes, coordenador do projeto Arte de Viver, que atende crianças e adolescentes, ficou encantado com o Cine Sul. “No nosso projeto, trabalhamos a cultura e o esporte como forma de tirar os jovens da vulnerabilidade. O Cine Sul é uma oportunidade maravilhosa", explica.

Dinei Lucas, de 13 anos, amou o filme e o lanche. “Muito da hora eu gostei muito. Foi massa demais assistir ao filme. É a quarta vez que vou ao cinema. O cachorro quente estava muito gostoso também", conta.

Dinei Lucas, de 13 anos, disse que adorou a experiência  | FOTO: Raíssa Morais

A diversão é para todas as idades. Rosário de Assunção, aposentada, ficou feliz em ir ao cinema pela primeira vez. “Foi emocionante. Eu amei! Para mim e para as crianças foi uma experiência incrível. Todos os meninos se comportaram, ficaram quietos prestando atenção. Gostei muito. Eu nunca tinha vindo a uma sala tão bonita assim", finaliza.

Rosário de Assunção aprovou o projeto | FOTO: Raíssa Morais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES