Projeto combate uso de drogas e violência nas escolas de Teresina

Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o intuito de desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e à prática da violência nas escolas, bem como ampliar o espírito de solidariedade, cidadania e de comunidade, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando um trabalho conjunto com a Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe), que envolve policiais militares e estudantes da rede estadual de educação.

De acordo com a soldado da Polícia Militar, Nemaura de Sousa, o projeto Cipe Cultural foi desenvolvido para crianças e adolescentes em idade escolar entre 05 e 18 anos, com o objetivo de integrar a comunidade e a polícia comunitária do Estado.

“Realizamos um trabalho de sensibilização com as crianças e os adolescentes para que estes desenvolvam estilos de vida saudáveis, mas também é importante transmitir aos pais nossas experiências para que o trabalho de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência sejam evitados”, destacou a soldado.

Entre outros valores, ela ainda destaca que o Cipe atua no fortalecimento da autoestima das crianças e dos adolescentes, no desenvolvimento de valores positivos e na sensibilização para o reconhecimento e resistência às pressões diretas ou indiretas que podem influenciar no uso de drogas ou em ações de violência.

Dentre os trabalhos realizados nas escolas estão teatro de fantoches; palestras com temas diversificados (bullying, drogas, convivência, segurança e fé); educação no trânsito para as crianças menones de 8 anos; dicas de segurança; roda de leitura; músicas e danças. Todas as ações estimulam as crianças a interagirem com os policiais.

O projeto Cipe cultural é coordenado pela soldado Nemaura de Sousa; soldado Bruna Thays Brito e soldado Valdemir Cardoso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES