Projeto cria campanha virtual para preservação da caatinga

Entre janeiro a setembro deste ano, a área queimada equivale a 2.700.848 campos de futebol

Preservação do bioma | Associação Caatinga
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Realizado pela Associação Caatinga, o projeto ‘No Clima da Caatinga’ promove neste mês de novembro a campanha "Caatinga em pé", que tem como proposta promover a sensibilização sobre a preservação do bioma.

A campanha tem como foco a importância da proteção da biodiversidade da Caatinga e as consequências desastrosas da destruição do bioma, a partir de quatro fatores degradantes: queimada, caça, desmatamento e extinção de espécies. 

"Nosso objetivo é alertar a população sobre os danos que todos esses fatores trazem para a Caatinga e para nós. Quando falamos de incêndios, desmatamentos, perda de área florestal, para muitos parece algo distante e que irá trazer consequências apenas para a biodiversidade local, mas os danos estão para além disso, um exemplo disso é a elevação da temperatura e a ocorrência de eventos climáticos extremos. Nossa ideia é explicar que precisamos respeitar mais o meio ambiente para um melhor convívio", comenta a Coordenadora de Comunicação da Associação Caatinga, Kelly Pereira.

Consequências

Os quatro elementos utilizados na campanha "Caatinga em Pé" trazem como intuito impactar a sociedade, mostrando as consequências das ações de destruição realizadas no bioma. 

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, entre janeiro e setembro deste ano, só as queimadas destruíram 22.282 quilômetros quadrados de Caatinga, o aumento foi de 186.5% em relação ao mesmo período de 2020. A área queimada equivale a 2.700.848 campos de futebol. "Mesmo diante de campanha de conscientização da nossa fauna e flora, ainda temos números alarmantes de degradação da Caatinga", comenta a coordenadora.

Finalidade é diminuir efeitos do aquecimento global 

Sobre o "No Clima da Caatinga"

O projeto "No Clima da Caatinga" é uma iniciativa patrocinada pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto tem a finalidade de buscar a diminuição dos efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.

Na atual etapa, que terá a duração de três anos, o projeto, que atua no semiárido nordestino desde 2011, vai promover ações que vão desde a restauração florestal até a distribuição de tecnologias sociais de convivência com o semiárido e adaptação às mudanças climáticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES