Projeto da Seduc estimula protagonismo juvenil no combate às drogas

O projeto Escolas em Ação na Prevenção às Drogas visa chamar a atenção para essa problemática.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grande problema na sociedade, as drogas são as responsáveis por uma série de conflitos que, por vezes, alcançam o ambiente escolar, atrapalhando o desempenho do estudante. Por isso, com uma proposta diferente das convencionais, o projeto Escolas em Ação na Prevenção às Drogas pretende mudar essa cultura que não é favorável ao futuro dos milhares de jovens matriculados na rede pública estadual. 

"Esse projeto, com certeza, vai virar um programa porque ele não é uma ação específica, são várias dentro de um foco único de combate às drogas, para que o nosso aluno tenha autonomia de dizer não. Nosso objetivo aqui é, por meio da educação, fortalecer essa mudança de cultura", relata o professor Ellen Gera, diretor de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 Nesta quarta-feira (27), os gestores da Seduc, gerentes das GREs da grande Teresina e suas respectivas equipes se reuniram na sede do órgão para formar um grupo de trabalho, que vai detalhar ações e elaborar um cronograma. A intenção é que logo no início do ano letivo as atividades do projeto sejam desenvolvidas e posteriormente ampliadas para todo o estado.

 

 O projeto Escolas em Ação na Prevenção às Drogas, que surgiu de uma ideia da equipe da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), foi apresentado pela equipe responsável e aprovado pelo secretário Hélder Jacobina. "Queremos desenvolver o protagonismo juvenil, para que eles tenham condição de renunciar aos grupos de influência, tornando-se um sujeito que vai modificar sua realidade local e levando essa experiência até para o ambiente familiar e vizinhança", explica o professor Tarcísio Pires, gerente da 4ª GRE, junto com o psicólogo da regional, que especificou em quais áreas de atuação o trabalho pode ser feito.

 Na tentativa de prender a atenção do aluno, dinâmicas, oficinas e técnicas comportamentais serão os artifícios usados para abordar o tema. A gerência da 19ª GRE, responsável pelas 23 escolas na zona sul de Teresina, reconhece como o projeto pode mudar realidades. "Nós já perdemos alunos para as drogas, mas não queremos mais isso.  Há quatro anos trabalhamos nessa perspectiva de combate e agora esse trabalho será intensificado com o projeto. Então, temos que trabalhar mesmo com a prevenção", diz a professora Marlene Silva, gerente da GRE que tinha o maior número de ocorrências policiais nas proximidades das escolas, mas conseguiu reduzir esses números com o trabalho integrado da Seduc, Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe) e o Batalhão do Promorar. 

 A Gerência da Inclusão de Diversidade (GID) da Seduc, sob responsabilidade da professora Luiza Solano, que também desenvolve um trabalho nesse sentido, vai apoiar a causa em parceria com outros órgãos e instituições que podem agregar à temática. "Estamos em parceria com a Polícia Civil, no projeto Papo com a PC, que dentre os temas fala sobre drogas ilícitas; temos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil/Piauí que também vão às escolas para falar sobre. Então, por meio desse diálogo e novas ferramentas que vamos implantar nas escolas, os jovens terão condição de dizer não às drogas", finaliza a gerente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES