Projeto de energia solar prevê produção e consumo sustentáveis em Teresina

O deputado estadual Fábio Novo possui uma proposta legislativa que estimula a produção da energia renovável que promete transformar o Piauí em referência na produção de energia limpa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a conta de energia cada vez mais alta e a dificuldade de produção agravada pela crise hídrica e impacto ambiental, vê-se a necessidade imediata de produzir energia sustentável.

O deputado estadual Fábio Novo possui uma proposta legislativa que estimula a produção da energia renovável que promete transformar o Piauí em referência na produção de energia limpa.

Baseado em modelos aplicados com sucesso em países da Europa, o projeto prevê a instalação de placas de energia solar em vários municípios do Estado, beneficiando indústrias e sobretudo a população.

O modelo de produção de energia solar proposto por Fábio Novo é bastante parecido com o da Alemanha, onde qualquer produtor residencial pode ser produtor de energia.

Através de uma placa solar e um contador de energia especial, o morador poderá produzir toda a energia que precisa em seu lar e o excedente será distribuído em rede para beneficiar outras pessoas.

"Imagine cada casa do Estado produzindo sua própria energia. O excedente disso será enviado para a rede de distribuição e deverá beneficiar o maior número de pessoas. Esta é uma tendência adotada em todo o mundo que deverá ser implantada também no Piauí", destaca o deputado.

O deputado destaca o potencial "incrível" da produção de energia solar no Piauí. Mas antes de tudo, é preciso tornar o Estado atrativo para o ramo empresarial.

No entendimento de Fábio, o caminho é designar uma alíquota menor de ICMS para a produção de energia limpa e alternativa. Isto torna o Estado competitivo, tendo em vista que a produção de energia solar ainda é um pouco mais cara que a energia elétrica.

"Se a tivermos uma política de atração para o Estado, conseguiremos sem dúvidas, bons investimentos aqui. Em São João do Piauí, por exemplo, o Governo Federal acaba de autorizar a construção da primeira usina de energia solar do Estado, que deve atender cerca de 500 mil pessoas. Mas nossa meta é ampliar esses projetos para mais municípios piauienses", frisa.

"Temos um potencial muito forte para a produção de energia no Estado. Já temos o Parque Eólico do Semiárido, um investimento da ordem de bilhões que possibilitará o Estado produzir cerca de 6.000mW, o equivalente à metade de produção da Usina de Belo Monte quando ela estiver em plena operação, por exemplo.

O Parque Eólico da Pedra do Sal é um sucesso na produção e passa por ampliação, mostrando a necessidade de investirmos cada vez mais na produção de energia limpa e renovável. Elas agridem menos o meio ambiente", destaca Fábio Novo.

Fábio Novo informa que trabalha na reformulação de seu indicativo de lei que institui a política estadual de incentivo ao uso e aproveitamento da energia eólica no Piauí, para que seja possível conceder um benefício especial na área de incentivos tanto na área de energia solar quanto eólica, tornando assim o Piauí mais atrativo para o setor industrial.

A proposta aguarda sanção do Governo do Estado. "A Alemanha tem pequena incidência de sol, mas um grande potencial produtivo. No Piauí, podemos colocar o sol para trabalhar a nosso favor", brinca o deputado.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES