Projeto de reabilitação do centro de Teresina avança sob diretrizes

Projeto inclui a contribuição de diversos órgãos da PMT

O prefeito Firmino Filho tem reunido secretários, gestores e técnicos da Prefeitura de Teresina para, juntos, formatarem o Projeto de Reabilitação do Centro da cidade. O trabalho está sendo desenvolvido sob 10 diretrizes, com os objetivos principais de tornar o centro um local mais agradável para as pessoas voltarem a habitá-lo e frequentá-lo tanto para fazerem compras como para o lazer.

Essas 10 diretrizes são: eliminar o protagonismo do automóvel; estimular o uso misto (moradia, lazer e comércio) ; adequar os estacionamentos; garantir melhor fluxo do transporte coletivo; proteger o pedestre; acolher as bicicletas; criar bons espaços; plantar mais árvores; criar faces de ruas agradáveis e singulares; e eleger suas prioridades. 

Segundo o prefeito Firmino Filho ressaltou em reunião com a equipe nesta quinta-feira (16), esse projeto deverá unir o entusiasmo pela ideia e o conhecimento técnico. "Esse é um projeto de governo, um projeto que se inicia e que será formatado para que o nosso centro volte a ser um lugar agradável, para que as pessoas tenham interesse em voltar a morar nele, para que o seu comércio seja revitalizado e para que esse pedaço da cidade seja atrativo", destacou.

Sob o comando de Constance Jacob, coordenadora da Área Central de Teresina, o projeto inclui a contribuição de diversos órgãos da Prefeitura, que estão colaborando com diagnósticos nos setores de transporte, habitação, arquitetura, mapeamento da área, desenvolvimento econômico, cultura, entre outros. A partir desses diagnósticos, os técnicos estão formatando ideias e discutindo soluções para os problemas.

"Entre essas diretrizes, estamos procurando colocar em prática a ideia de que o espaço será preferencialmente das pessoas, para que elas circulem melhor, para que tenham vontade de visitar o centro. Por isso, vamos destinar mais espaços de convivência, alargar calçadas, verificar a melhor forma de estimular as habitações e de reinventar o comércio", afirmou Constance. 

 


Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina
logomarca do portal meionorte..com