Projeto do MPT vai destinar recursos a trabalhadores do Piauí

Projeto conjunto com a Organização Internacional do Trabalho.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estão construindo o projeto “Trabalho Decente”, que vai beneficiar a classe trabalhadora do Estado do Piauí. Agora, as doações de multas provenientes de acordos extrajudiciais no âmbito do MPT serão destinadas prioritariamente ao referido projeto.

A decisão aconteceu após deliberação pelo Colégio de Procuradores do MPT no Piauí, que extinguiu o Cadastro de entidades privadas aptas a receber doações de recursos de multas de Termos de Ajuste de Conduta e indenizações por dano moral coletivo. Assim, apenas os acordos firmados e/ou homologados na Justiça do Trabalho poderão disponibilizar verbas a essas entidades, sujeito ao crivo do Poder Judiciário. Ao Procurador do Trabalho caberá avaliar a idoneidade da entidade destinatária, observando sua finalidade institucional, que precisa estar ligada à promoção de benefícios aos trabalhadores, aproximando-se ao máximo do objetivo de reconstituição de bens lesados na seara trabalhista.

“O critério prioritário de destinação será a OIT, que já tem um know-how com projetos voltados aos trabalhadores e é internacionalmente reconhecida, e entidades públicas comprometidas com a defesa dos direitos dos trabalhadores, direta ou indiretamente. Já para as instituições privadas, somente poderão receber valores após pactuado e homologado pelo Poder Judiciário”, esclarece o procurador-chefe do Trabalho no Piauí, Ednaldo Brito.

O projeto “Trabalho Decente”, parceria entre MPT-PI e OIT, contará com quatro eixos: Saúde Mental no Trabalho, Inserção de PcD’s no Mercado de Trabalho e Acessibilidade, Combate à Precarização do Trabalho na Região Sul do Estado e Combate ao Trabalho Escravo na cadeia Produtiva da Extração da Cera da Carnaúba.

Quem poderá receber as verbas

Dentre as entidades públicas federais, estaduais e municipais destinatárias de recursos, estão: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Vigilância Sanitária Federal, Estadual e Municipal, Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiro e Conselhos Tutelares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES