Projeto Experiências do Brasil Rural fomenta turismo no campo

Projeto vai abordar detalhes e perspectivas das rotas integrantes do projeto

Subida do Rio Buranhém, em Porto Seguro. | João Cordeiro / Prefeitura Municipal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência de Notícias do Turismo apresenta oito roteiros que fazem parte do Projeto Experiências do Brasil Rural, que tem como foco o turismo no campo. 

A iniciativa é uma parceria entre os ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), e visa a capacitação de empreendedores para impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, de forma a inseri-los na oferta turística nacional e reforçar alternativas de renda.

O primeiro roteiro é a região de Porto Seguro, na Bahia, palco do roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”.

Subida do Rio Buranhém, em Porto Seguro. Crédito João Cordeiro / Prefeitura Municipal

Atrativos 

Idealizada pela Prefeitura Municipal, a rota também envolve atrativos nas cidades vizinhas de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, proporcionando experiências como visitas guiadas por anfitriões a plantações de açaí, cupuaçu e coco - com direito à degustação de frutas típicas - em locais a exemplo da Fazenda Bom Sossego e o Celeiro de Alimentos, ambas em Porto Seguro.

Outras das várias atrações do roteiro são a Agroindústria de Chocolates Finos Diporto, também em Porto Seguro, onde o turista tem a chance de conhecer o processo de fabricação do produto; e a propriedade Trevo dos Búfalos, localizada no acesso de Arraial d’Ajuda/Trancoso, na rodovia BA-001, na qual o visitante pode ter contato com os animais - criados em harmonia com a preservação ambiental - e provar e adquirir queijos artesanais elaborados no espaço, após conhecer o método de produção.

Segundo a coordenadora do roteiro, Aline Rodrigues, a ideia é evidenciar belezas além dos já tradicionais pontos turísticos de sol e praia. Ela conta que as qualificações iniciadas por meio do projeto já favorecem uma melhor integração de atrativos. 

Natureza

O visitante da região tem ainda à disposição programas como a subida do Rio Buranhém. Partindo do Deck do Pantera, no centro de Porto Seguro, o passeio percorre áreas preservadas de mangue, falésias coloridas, propriedades rurais e locais para banho de rio, além de pescarias e refeições. Também é possível conhecer dois parques nacionais, como o do Pau Brasil. Com cerca de 19 mil hectares, trata-se de uma das mais importantes áreas protegidas da Mata Atlântica no Sul da Bahia.

Já o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal abriga a primeira porção de terra avistada por navegadores portugueses à época da colonização. A entrada principal do espaço, situada na BR-498 (acessada por meio do km 74 da BR-101), passa pela Aldeia Pataxó Pé do Monte. No local, há condutores indígenas capacitados e venda de artesanato, além de apresentações culturais e da possibilidade de visitar plantações de cacau, açaí e pimenta do reino, entre outros produtos da agricultura familiar.

Projeto

Além do Terra Mãe do Brasil, participam do projeto Experiências do Brasil Rural a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul. Após um diagnóstico inicial, agora, empreendedores participam de capacitações referentes às cadeias produtivas de interesse do projeto: queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES