Projeto Heróis Rápidos ensina alunos da Casa Meio Norte sobre sinais do AVC

A programação contou com uma abordagem sensível e cativante preparada pela equipe do projeto Pense Bem AVC, da Associação Reabilitar.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alunos da Escola Casa Meio Norte, situada na zona Leste de Teresina, receberam nesta quinta-feira (27) o programa “Heróis Rápidos”, uma iniciativa premiada internacionalmente por ensinar crianças a reconhecerem os primeiros sinais do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A programação contou com uma abordagem sensível e cativante preparada pela equipe do projeto Pense Bem AVC, da Associação Reabilitar. Super-heróis (símbolos da campanha) também foram convocados para a missão de salvar vidas.

Neurocirurgião e presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale acompanha implantração  do projeto Heróis Rápidos na Casa Meio Norte (Foto: Raissa Morais)

O neurocirurgião e presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale, conversou com os alunos e destacou que a escola é o melhor lugar para abortar temáticas relacionadas à saúde, pois as crianças são capazes de ensinar e mudar o comportamento da sociedade.

“Os profissionais da saúde são responsáveis por orientar a população, mas quem faz o gerenciamento da sua saúde é você. As crianças podem ajudar nessa tarefa", explicou.

Ele destacou ainda que a cada ano, 17 milhões de pessoas sofrem um AVC no mundo. Destas, 6,5 milhões morrem e 26 milhões ficam com alguma incapacidade permanente. No Brasil, o AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade, com enorme impacto econômico e social, podendo ocorrer em qualquer idade, incluindo crianças.

“Nós observamos que é a doença que mais matou no Brasil nos últimos seis meses e a que deixa mais sequelas. Esse projeto vai preservar vidas e quando nós preservamos vidas, nós preservamos o amor de alguém e trabalhar com crianças é fundamental, é algo primordial para nossa educação”, contou.

Projeto Heróis Rápidos ensina alunos sobre os sinais do AVC (Foto: Raissa Morais)

Para a estudante do 4° ano Júlia Aparecida da Silva, 10 anos, a atividade proporcionou a ela um momento de descobertas e aprendizado. "Eu não sabia muito sobre o AVC, mas estou aprendendo que ele é uma doença grave, mas nós podemos ajudar quando observamos o comportamento das pessoas”, falou.

Divertir para ensinar

De forma divertida, Fabiana Gomes, enfermeira e coordenadora do Projeto Pense Bem AVC, explicou às crianças que é possível salvar vidas através do teste do S.A.M.U., que significa Sorriso, Abraço, Música e Urgente.

“Através do sorriso, a criança pode observar se a boca da pessoa está torta ou se um lado do seu rosto não mexe. Com o abraço, ela pode verificar se os braços estão sem forças, a música serve para identificar se a fala está enrolada e, por último, se a pessoa apresentar todos os sinais, ela aciona a urgência através do telefone do SAMU, o 192”, relatou.

Segundo ela, uma vez capacitadas, as crianças podem acionar socorro médico e, desta forma, salvar vidas e diminuir as sequelas de seu parente que porventura tenha um AVC. Além dos pequenos aprenderem sobre a doença, eles se tornam multiplicadores de informações.

Fabiana Gomes, coordenadora do projeto Pense Bem AVC (Foto: Raissa Morais)

“Nós trabalhamos com a crianças de forma lúdica. Através disso, ela é capaz de influenciar a família, os colegas e até os vizinhos. Estamos formando cidadãos conscientes e sensibilizados para que eles possam multiplicar aquele conhecimento na sociedade, eles são nosso principal meio de mudança”, explicou.

Ao lado de Fabiana Gomes, o Coordenador do Protocolo de Atendimento para as Linhas de Cuidado do AVC e neurocirurgião, Romilto Pacheco, conduziu a apresentação de forma bem humorada. Ele convocou os "Heróis Rápidos" para uma amostra de como captar os sinais de um acidente vascular cerebral.

Rutneia Vieira, coordenadora pedagógica da unidade de ensino, expressou que a escola Casa Meio Norte recebe o projeto com honra e responsabilidade. “Conquistamos mais um fruto dos nossos resultados. Uma escola bem estruturada vai atrair programas pioneiros como o Heróis Rápidos, que tem uma importância gigante para nós. É muita responsabilidade, vamos fazer bem feito e mostrar para todo o mundo que uma criança pode salvar vidas”, falou.

Em sua fala, o secretário municipal de educação de Teresina, Nouga Cardoso, defendeu que a educação é importante aliada para a saúde. Ele adiantou que mais escolas da rede muncipal de ensino estão aptas para projetos que trazem mudanças positivas na sociedade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES