Projeto incentiva formação cultural de crianças e revela talentos

Atualmente temos 10 professores e 15 alunos integrantes da OVT

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Orquestra de Violões de Teresina (OVT), também tem o Palácio da Música como casa uma vez na semana. Ela é, na realidade, uma orquestra-escola formada por alunos que se destacam no projeto Violão na Escola, além de seus professores. A coordenação está a cargo do violonista e professor Ravi Annael e a regência sob a responsabilidade do também violonista e professor Filipe Vilarinho.

O projeto teve sua origem ainda em 2007, inicialmente idealizado pelo músico Erisvaldo Borges, violonista e professor que foi um dos pioneiros no cenário da música instrumental no Estado.

O time de professores é formado por um grupo de amigos, músicos violonistas, que já tinham certa experiência na docência do instrumento e que se uniram com o objetivo de ajudar na melhoria da formação cultural de crianças que muitas vezes não têm a oportunidade de acesso ao instrumento e à música.

“Os alunos do projeto são selecionados para integrar a orquestra a partir do melhor desempenho mostrado em sala nas aulas de violão. Atualmente temos 10 professores e 15 alunos integrantes da OVT”, comenta o coordenador Ravi Annael, ao frisar que, o projeto é importante para aproximar a comunidade deste tipo de cultura.

“De modo geral, a população tem pouco acesso à música instrumental de qualidade, chegando mesmo a desconhecer sua existência. Além de contribuir para diminuir essa lacuna, o projeto ainda proporciona a profissionalização para aqueles alunos que decidam trilhar por esse caminho”, completa.

A Orquestra de Violões mistura composições eruditas e populares de vários períodos e estilos: de Stravinsky a Baden Powell, de Bach a Tom Jobim. Boa parte do repertório é tocado com arranjos próprios, com adaptações de peças tradicionais para violão e orquestra de violões e de compositores renomados do meio violonístico.

“Realizamos cerca de 06 apresentações por semestre. Dentre as principais, temos apresentações no Projeto Concertos Matinais, no Palácio da Música a cada dois meses e apresentações de final de ano nas atividades culturais realizadas pela prefeitura de Teresina e Governo do Estado”, finaliza Ravi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES