Projeto leva alegria para hospitais de Teresina

O projeto é formado por alunos de diversos cursos

Projeto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levar alegria para ambientes hospitalares é um trabalho sério, que hoje é desenvolvido por alguns profissionais em Teresina. O esforço físico e emocional, comum a tantas profissões, também afeta quem trabalha nestes ambientes. E foi com o objetivo de suavizar esta rotina que surgiu, em 2014, o Clowns in Emergency com o esforço de levar alegria e leveza para hospitais.  

Composto por alunos de diversos cursos, como medicina, enfermagem, engenharia, nutrição, serviço social, odontologia, o projeto tem como missão transformar a realidade de pacientes e dos próprios profissionais.

“Isso causa um impacto não só no paciente, atinge também o estudante, acompanhantes, pessoas de serviços gerais e até a recepção. Levamos harmonia para o ambiente hospitalar. Cantamos, dançamos, fazemos palhaçoterapia”, explica Josan Costa, formado em direito e artes cênicas e idealizador do Clowns in Emergency.

Divulgação

O grupo tem parceria com o Hospital Universitário (HU) e também visita Unidades Básicas de Saúde (UBS), o HUT, maternidades, e também hospitais de Timon (MA). Esse ato é recheado de músicas, brincadeiras e uma busca de contato afetivo entre as pessoas. O abraços e sorrisos são constantes e distribuídos nos sábados e domingos pelos voluntários.

Cléoma Farias, assistente social, fala sobre o trabalho de suavizar as dores e medos das pessoas. “Um dos objetivos é podermos levar tanto para as pessoas doentes, quanto para as pessoas que estão acompanhando, um conforto diante das situações que cada um deles vivem. Fazemos também a alegria dos funcionários que, às vezes, também não estão bem emocionalmente”, conta.

A ação também busca o estudante da área de saúde e mostra as realidades dos hospitais. Uma aproximação do estudante com o paciente, a fim de contribuir na saúde mental de jovens estudantes que são constantemente cobrados no meio acadêmico. “Eu tive essa preocupação de pegar um projeto que englobasse tudo. As fragilidades das pessoas, devido às pressões. Muitos contam que participar do projeto, preencheu um vazio que havia na vida deles.”

O grupo Clowns in Emergency também realiza atividades abertas. O grupo foi convidado para fazer a abertura de um evento para mulheres com câncer do Piauí, que ocorre no dia 26, projeto ligado ao Amigas do Bem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES