Com muita dança, música e diversão, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Zelia Gattai Amado, situado na zona Norte de Teresina, embarcaram em uma expedição pelos sons, ritmos e melodias infantis. A viagem é guiada por Maycon Josan, ator e recreador social que desenvolve trabalhos voluntários na capital piauiense.

Projeto Resgate com Amor leva atividades recreativas para escolas públicas de Teresina - Foto: Raíssa MoraisProjeto Resgate com Amor leva atividades recreativas para escolas públicas de Teresina - Foto: Raíssa Morais

Este ano, ele fundou o projeto Resgate com Amor, criado para valorizar a música e as manifestações artísticas voltadas para crianças. Nas escolas públicas de Teresina, o recreador reúne educadores e alunos na brincadeira que consiste em cantar, dançar e celebrar a infância.

Para Maycon, essa foi uma maneira divertida de ampliar o repertório educativo e fortalecer a socialização nas escolas. “A música apresenta um grande papel na infância e ela deve ser usada para a promoção das potencialidades pessoais, emocionais, psicológicas e também para aumentar o conhecimento cultural da criança”, explicou Maycon Josan.

Projeto leva música e dança para alunos da rede municipal - Foto: Raíssa Morais Projeto leva música e dança para alunos da rede municipal - Foto: Raíssa Morais 

De forma voluntária, ele oferece às escolas públicas atividades recreativas para promover um momento de integração no ambiente escolar. Através de músicas e da dança, Maycon Josan envolve aspectos morais e utiliza exercícios dinâmicos que exigem comunicação e criatividade dos pequenos.

Atividades exploram coordenação motora e oralidade

Durante a atividade na escola Zelia Gattai Amado, o voluntário precisou apenas de um microfone e uma caixa de som para atrair a atenção de mais de cem crianças. A professora Lucirene Carvalho acompanha o desempenho dos alunos de perto. Para ela, o desenvolvimento de atividades lúdicas explora a coordenação motora e a oralidade das crianças menores de cinco anos.

Alunos desenvolvem habilidades durante as atividades - Foto: Raíssa Morais Alunos desenvolvem habilidades durante as atividades - Foto: Raíssa Morais 

“O trabalho do Maycon é essencial para resgatar o lúdico. As crianças gostam de brincadeiras, gostam de gastar energia fazendo o que elas amam: cantar, correr e dançar. A hora da brincadeira é mais aguardada e também a mais amada por elas, ninguém fica de fora”, falou.

A pedagoga Elany Rêgo enfatiza que a música e a dança auxiliam no processo de aprendizagem do aluno na educação infantil, pois trabalham a atenção, a imaginação e favorecem o amadurecimento social.

Maycon Josa utiliza apenas um microfone e uma caixa de som para desenvolver o projeto - Foto: Raíssa Morais Maycon Josa utiliza apenas um microfone e uma caixa de som para desenvolver o projeto - Foto: Raíssa Morais 

“A gente acaba se envolvendo com toda essa animação do Resgate com Amor. É algo muito sensível e bonito alguém se preocupar com os momentos de diversão das crianças. O Maycon reúne todos nós para envolver aprendizagem, o lúdico e a interação”, comentou.

Ideia é chegar em todas as regiões da capital

Outra preocupação do projeto é estabelecer um alerta sobre os impactos do uso imoderado de dispositivos eletrônicos para entreter crianças. Segundo a educadora, as crianças podem estar perdendo oportunidades de praticar e dominar outras habilidades importantes, como as interações sociais.

Vários temas são abordados por meio da música - Foto: Raíssa Morais Vários temas são abordados por meio da música - Foto: Raíssa Morais 

“Abordamos vários temas por meio da música. Colocamos crianças para pular, cantar, colocar toda energia para fora e celebrar a infância, que é a melhor fase da vida. Com as tecnologias, infelizmente, há uma tendência de esquecer o lúdico diante de uma tela que vai cavar atrasando o desenvolvimento dessa criança”, completou Maycon.

O projeto Resgate com Amor ainda é jovem e conta com apenas um voluntário, mas o idealizador deseja chegar em todas as regiões da capital. “Eu separo dois dias da minha semana para dedicar a esse projeto. É muito importante você contribuir com a sociedade de alguma forma, e eu sinto que estou contribuindo com a preservação da infância de muitos”, disse.