Projeto Piauí Conectado avança para mais dez cidades, veja lista!

Mais de 114 mil piauienses serão beneficiados com internet nessa nova fase

Projeto Piauí Conectado avança para mais dez cidades | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a assinatura da Ordem de Serviço junto à Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a Piauí Conectado inicia, neste mês de junho, o processo de ativação dos primeiros 10 municípios que contemplam a segunda fase do projeto. Desta vez, mais de 114 mil habitantes serão beneficiados com a construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem em 71 órgãos da administração pública estadual.

As obras fazem parte da segunda etapa do projeto Piauí Conectado e vão proporcionar às cidades beneficiadas estrutura de conexão de internet fibra óptica de qualidade e com menor custo ao Estado. Até 2022, todos os 224 municípios piauienses contarão com essa tecnologia, que vai contribuir para melhorias da prestação de serviços públicos relevantes para a população.

Até 2022, todos os 224 municípios piauienses contarão com essa tecnologia - Foto: Pixabay

Neste primeiro momento, serão utilizados cerca de 150 km de cabos de fibra óptica. O processo é dividido nas etapas de vistoria, projeto, instalação interna, instalação de cabeamento e, por último, ativação do link na sede dos 71 órgãos estaduais.

“Instituições como escolas, hospitais, delegacias e Detran contarão com uma infraestrutura de internet capaz de ampliar os serviços oferecidos à população. A maioria dos munícipios contemplados são pequenos e não dispõem de uma rede de internet adequada. Portanto, a chegada da Piauí Conectado nestas regiões vai transformar para sempre a vida de seus habitantes”, afirma Emerson Silva, diretor-presidente da Piauí Conectado.

O projeto é uma parceria público-privada com o Governo do Estado. Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, explica como a expansão do projeto vai contribuir para o desenvolvimento do estado.  “É por meio da internet que a gente consegue se comunicar com o mundo, obter informações. Estamos falando de democratização, de acesso a dados e ao conhecimento. A Piauí Conectado é o meio que o Estado possui mais rápido, mais efetivo e eficaz de entregar serviço e valor às pessoas. E nesse processo de expansão da rede de fibra óptica a gente também gera a oportunidade de que a internet chegue à casa das pessoas por meio dos provedores que podem ter acesso à nossa rede de fibra. É o projeto que nos orgulha, que vai ser por muito tempo ainda referência para o nosso país”, afirma.

Para o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres, a expansão vai igualar cidades pequenas, que têm pouco acesso à internet, à capital Teresina. “Nesta nova etapa nós vamos atingir 100% dos municípios. O que é muito importante. Estamos também realizando um estudo para levar a internet para os povoados. A ideia inicial é começar com os povoados que têm acima de 100 famílias. É uma fase desafiadora, mas tenho certeza de que seremos vitoriosos”, revela.

Castelo do Piauí

Com uma população de quase 20 mil habitantes, Castelo do Piauí é uma das cidades contempladas com a estrutura de internet, nesta nova fase do projeto. A cidade é uma das mais importantes da região do Meio Norte do estado e está situada no território Carnaubais. O turismo, a agroindústria, o extrativismo, a cana de açúcar, a bovinocultura e a mineração movem a economia local.

Mas o que vem se destacando nos últimos anos é o turismo ecológico, graças à famosa Pedra do Castelo. O local é repleto de pinturas rupestres e é considerado místico, devido às lendas e mistérios envolta das formações rochosas. Com a chegada da internet, não só o Piauí, como o mundo todo poderá conhecer os encantos de Castelo do Piauí.

Confira a lista completa de municípios contemplados na primeira etapa da expansão do Projeto Piauí Conectado:

– Castelo do Piauí

– Miguel Alves

– São João da Serra

– Domingos Mourão

– Jatobá do Piauí

– Assunção do Piauí

– Beneditinos

– Buriti dos Montes

– São João da Fronteira

– Porto



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES