Projeto que autoriza provas de concurso público à distância volta ao Senado

O texto retorna ao Senado, onde já foi aprovado, pois precisa de uma nova análise por ter sido alterado pelos deputados.

Novas regras irão surgir com o concurso à distância | Fabiana Rocha Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (dia 4) um projeto que estabelece regras para os concursos públicos para a contratação de servidores federais . E assim autoriza a possibilidade de as provas serem feitas à distância. Estados e municípios poderão definir normas próprias.

Agora, o texto retorna ao Senado, onde já foi aprovado, pois precisa de uma nova análise por ter sido alterado pelos deputados.

As provas poderão ser realizadas a distância - Fabiana Rocha Agência O Globo

Regras específicas

A proposta autoriza a realização de provas à distância, de forma on-line ou por plataforma eletrônica com acesso individual seguro. Os concursos poderão ser feitos parcial ou totalmente à distância. 

As regras específicas serão definidas por regulamento da administração pública ou do órgão contratante, observados os padrões legais de segurança da informação.

O deputado Eduardo Cury (PSDB), relator do projeto, diz que será necessário regulamentar esse modelo de concurso, estabelecendo que as regras serão definidas após consulta pública e observação de padrões de segurança da informação. 

Provas de concurso podem passar a ser feitas a distância - reprodução

Pelo texto aprovado, são consideradas formas válidas de avaliação:

- Provas escritas, objetivas ou dissertativas, e provas orais que cubram conteúdos gerais ou específicos

- Elaboração de documentos e simulação de tarefas próprias do cargo, bem como testes físicos compatíveis com as atividades habituais

- Avaliação psicológica, exame de higidez mental ou teste psicotécnico, desde que conduzidos por profissional habilitado nos termos da regulamentação específica

- Provas de títulos classificatórias



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES