Projeto Registrar garante 5 mil documentos a detentos no Piauí

O projeto garante documentação gratuita para os detentos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Implementado em abril deste ano, o projeto Registrar está na segunda fase de execução e tem o objetivo de garantir documentação gratuita aos detentos no sistema penitenciário do Piauí. Desde o início, o projeto já garantiu cerca de 5 mil documentos a pessoas privadas de liberdade.

 O Registrar é fruto de parceria entre a Secretaria de Justiça, Vara dos Registros Públicos, Justiça Itinerante, Junta Militar, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e Instituto de Identificação.

Na última segunda-feira (7), o projeto Registrar começou a ser executado na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. Na primeira etapa, beneficiou a Casa de Custódia de Teresina, Penitenciária Feminina de Teresina e Penitenciária de Floriano.

 Nesta segunda fase, a ação está atendendo, também, a Colônia Agrícola Major César Oliveira, Hospital Penitenciário Valter Alencar, Casa de Detenção Provisória de Altos. Dentre os documentos estão Carteira de Trabalho, Título Eleitoral, CPF, RG e cartão SUS.

 “Cheguei aqui sem nenhum documento. Estou tirando agora, porque quero me inscrever nos cursos de qualificação e quem sabe ter uma profissão que garanta o sustento da minha família”, relata Antônio Santos, interno da Penitenciária Irmão Guido.

 Segundo a coordenadora de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça do Piauí, Eliana Sobrinho, a maioria das pessoas que entra no sistema penitenciário do Piauí não possui sequer os documentos mais básicos, como Certidão de Nascimento e RG.

“Acesso à documentação é garantia de cidadania, de inclusão social e de respeito aos direitos constitucionais. Queremos, também, estender o Projeto registrar aos familiares de detentos que também precisem de documentos”, explica Eliana Sobrinho.

Terceira etapa deve atender às unidades prisionais do interior

 O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, pontua que a meta é realizar o Projeto Registrar em todas as unidades penitenciárias do Estado até o final de 2016. Na visão do gestor, garantir documentação aos internos facilita o acesso a direitos e serviços básicos e indispensáveis, nas áreas de educação, saúde e assistência social.

 “Trata-se de mais uma ação de humanização no sistema, visando ao processo de ressocialização da pessoa privada de liberdade. A prisão tem função corretiva e educadora. Depois de cumprir sua pena, essas pessoas voltarão para o convívio social. Temos, portanto, de trabalhar para que eles voltem melhores”, ressalta o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES