SEÇÕES

Proposta de Silas para financiamento da segurança entra em pauta

A proposta tem o apoio de parlamentares ligados à área de segurança

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esta semana entra em pauta a proposta do deputado federal Silas Freire (Podemos-PI) sobre a inclusão da segurança na destinação dos recursos gerados pelos royalties do petróleo. O projeto será debatido em pelo menos em duas importantes comissões: a de Segurança Pública e Constituição e Justiça e seguirá para plenário no regime de prioridade para segurança estabelecida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. 

Atualmente, somente educação e saúde estão contempladas na proporção de 75% e 25% respectivamente, mas pelo projeto de Silas Freire, haveria uma redivisão para três faixas de aplicação: 55% na área de educação, 25% na área da saúde e 20% em segurança pública.

A proposta tem o apoio de parlamentares ligados à área de segurança, conhecida como “bancada da bala”, mas recebe resistência dos parlamentares municipalistas, pois a Confederação de Prefeitos alega que segurança é obrigação de Estado e que, embora com recursos, se tornaria mais uma atribuição dos municípios. Por isso, eles defendem que nessa revisão seja retirada a participação dos municípios. 

O parlamentar rebate a entidade de prefeitos e argumenta que segurança é obrigação de todos, então os municípios também precisam colaborar: “Guardas municipais, video-monitoramento, policiamento comunitário e outros recursos são sim uma atribuição dos municípios.”, declara ele. E o deputado complementa, “. Com toda essa discussão, eu estou alarmado com a falta de preocupação dos nossos gestores com a segurança, principalmente dos nossos prefeitos”. 

Para Silas Freire, a segurança se tornou uma área essencial, assim como saúde e educação . “Não adianta o recurso apenas para a escola se ela não está funcionando porque o tráfico e o crime reinam, a exemplo do Rio de Janeiro. Na saúde do mesmo jeito, a violência tem superlotado as urgências do Brasil e se diminuirmos os índices da violência, estaremos também economizando na área de saúde com menos vítimas. ”, explicou o deputado.

Com o projeto, o parlamentar acredita que o país caminha para resolver alguns problemas na área como a falta de contingente e a tão sonhada PEC 300, que trata da equiparação salarial das polícias preventivas. “ Todos querem a aprovação da PEC 300 mas ninguém aponta onde podemos conseguir os recursos, mas com a nossa proposta da redistribuição ela poderá acontecer. Não estamos tirando dinheiro nem de saúde nem de educação, mas elegendo uma prioridade que o povo já apontou, que é a segurança.”, comentou.

Segurança é uma das maiores preocupações dos brasileiros

De fato, pesquisas demonstram que a segurança é uma das maiores preocupações do brasileiro. Segundo recente pesquisa da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, encomendada ao Ibope, quatro em cada dez brasileiros já foram assaltados e, ao lado da saúde e emprego, a segurança é apontada como prioridade pela população. 

“Todos sabemos das dificuldades que as nossas polícias enfrentam atualmente. Não se combate criminalidade sem investimento. Este ano vimos a Polícia Rodoviária Federal adotar medidas como a redução do patrulhamento e desativação de postos por falta de recursos, o que impactou os serviços e trouxe ainda mais sensação de insegurança à população. É por isso que vamos à luta pela redivisão dos royalties, não podemos deixar a situação chegar a esse ponto.”, finaliza Silas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos