Ministério da Saúde prorroga data para campanha de vacinação contra gripe até 10 de maio no Brasil

Em Teresina, desde o início da campanha, cerca de 30% do público esperado compareceu aos postos.

Presidente da FMS, Luíz Lobão. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que deveria terminar na próxima sexta-feira(26), teve o prazo estendido pelo Ministério da Saúde até 10 de maio para todo o país.

Em Teresina, a prefeitura, através da Fundação Municipal de Saúde(FMS), tem intensificado o chamado à população para alcançar a meta de 140 mil pessoas. Até o momento apenas 40 mil pessoas do público-alvo tomou a vacina na capital.

O Presidente da FMS, o médico Luiz Lobão, disse que a decisão do Ministério da Saúde já era esperada pela importância da vacinação e especialmente porque o público-alvo demorou a procurar as unidades de saúde do município.

? O que está acontecendo na nossa cidade se repetiu em boa parte do país, muita gente estava se programando para ir aos postos nesta quinta e sexta-feira, nós estávamos preocupados com índice que até ontem ainda não tinha chegado aos 40%, agora a população terá mais tempo para se imunizar?, explicou Lobão.

As quantidades de salas de vacina e postos extras serão mantidas na capital. Ao todo são 115 unidades de saúde entre postos, unidades básicas, hospitais municipais, além dos postos volantes. Os supermercados Extra, Pão de Açúcar e Comercial Carvalho da Kennedy estão funcionando como posto extra, além deles a Maternidade Evangelina Rosa e o Hospital da Polícia Militar têm salas de vacinação contra a gripe.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no ano passado: a H1N1, H3N2 e B. Crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, mulheres que estão até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, pessoas com doenças crônicas ou condições especiais e idosos devem se vacinar.

? Em Teresina os idosos representam 50% do total que temos que vacinar, ao todo são 70 mil pessoas com idade acima de 60 anos. Aproveito para reforçar o chamado aos idosos com o novo prazo porque a gripe pode trazer sérias complicações com internações graves e até óbitos. A FMS também tem equipes de saúde da família disponíveis para atender em casa no caso de pessoas acamadas, basta ir ao posto de saúde mais próximo com comprovante da condição de saúde e solicitar ou através do telefone 3215-7713 entre 7h30 da manhã e 13h30?, concluiu o Presidente da FMS, Luiz Lobão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES