PROTESTE orienta consumidores sobre mensalidade escolar

Associação destaca direitos dos consumidores nessa época de pandemia

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 31, a PROTESTE, Associação de Consumidores, orienta os pais sobre a mensalidade escolar dos seus filhos nesta época de pandemia. Por conta do Covid-19, algumas aulas foram suspensas e outras passaram a ser administradas online, fazendo com que os pais fiquem em dúvida sobre como proceder em relação ao pagamento das mensalidades.

De acordo com a Juliana Moya, Relações Institucionais da PROTESTE, é importante lembrar que a mensalidade de refere à anuidade que foi contratada no início do ano letivo. Ou seja, os pais não pagam a cada mês usufruído, mas sim 12 parcelas mensais de um serviço anual. "Por isso, havendo aulas ou não, o ideal é que os responsáveis continuem efetuando os pagamentos mensais e exijam que a escola informe de que maneira irá ministrar os conteúdos pedagógicos que ficaram prejudicados durante a suspensão de atividades - por exemplo, através de aulas extras até o fim do ano letivo", diz Moya.

Quanto às aulas extras e alimentação, uma vez que são contratados em separado e os consumidores não estão usufruindo, o seu valor deve sim ser abatido da mensalidade durante este período de suspensão.

Aulas online

Alguns estabelecimentos de ensino optaram por continuar a ministrar os conteúdos através de aulas online. Em casos como este, o ideal é que os alunos ou seus responsáveis peçam uma justificativa de custos.

"Muitas vezes estes estabelecimentos investiram em tecnologia para possibilitar a continuidade das aulas, e neste caso a manutenção da mensalidade se justifica. Já nos casos em que os custos operacionais da escola tenham, de fato, diminuído durante a suspensão das aulas, os pais têm direito ao abatimento proporcional do preço", encerra Moya.

Para mais informações entre no site da PROTESTE: http://radar.proteste.org.br/coronavirus/



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES