Protesto interdita trecho da L4 Sul em Brasília

Os manifestantes reivindicam a retomada das atividades nas estações de tratamento de lixo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um protesto de integrantes da Associa??o Pr?-Cooperativista de Res?duos S?lidos de Bras?lia (APCOB) interditou por cerca de duas horas um trecho da L4 Sul, no Plano Piloto. Segundo a PM, das 8h30 ?s 10h30, cerca de 70 pessoas fecharam as tr?s faixas da via com galhos de ?rvores. Os ve?culos foram desviados pelos policiais no sinal pr?ximo ? faculdade Unieuro, na dire??o da L2 Sul. O tr?nsito ficou paralisado por tr?s quil?metros at? o zool?gico.

Os manifestantes reivindicam a retomada das atividades nas esta?es de tratamento de lixo do Servi?o de Limpeza Urbana (SLU) da L4 Sul e do P Sul. H? tr?s meses, o Minist?rio da Agricultura embargou as atividades na esta??o do P Sul - a pedido do Minist?rio P?blico e Ibama - por considerar que o local est? em ?rea de prote??o ambiental. Os catadores trabalhavam no servi?o de triagem do lixo, antes da transforma??o dos res?duos em adubo (composto org?nico).

Com o fechamento, os catadores se sentiram lesados, uma vez que o processo final da triagem dos res?duos era feito na esta??o do P Sul. Segundo a associa??o, por m?s 26 mil toneladas de lixo eram recolhidas nas duas esta?es. Agora todos os res?duos est?o sendo despejados no aterro da Estrutural. Eles s? concordaram desocupar as vias ap?s uma conversa com a diretora geral do SLU, F?tima C?, que prometeu uma reuni?o na tarde desta sexta-feira com o Minist?rio P?blico para discutir a quest?o do embargo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES