Público, privado e 3º setor firmam pacto para produção de riquezas

O acordo será assinado em solenidade no Palácio de Karnak, às 11h.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pacto interinstitucional para a busca conjunta de alternativas para dar andamento às demandas das 26 câmaras setoriais existentes no estado será assinado na segunda-feira (1º), em solenidade no Palácio de Karnak, às 11h. Com isso, o Piauí dá um importante passo para superação de entraves burocráticos e geração de soluções para impasses que dificultam o desenvolvimento em diversos setores da economia.

O plano é envolver 45 instituições, dentre secretarias municipais, estaduais e federais, associações, federações de trabalhadores e órgãos do sistema "S", como Sebrae, Senai, Sescoop e outros, em um esforço conjunto para destravar gargalos que vêm impedindo a produção de riquezas. Nas câmaras setoriais, há o entendimento de que essas soluções não dependem exclusivamente do governo estadual, portanto, o pacto será firmado por instituições públicas, privadas e do terceiro setor.  

Para o presidente da Câmara Setorial do Turismo, Eduardo Rufino, o pacto será um elo forte entre setor produtivo e governo. “No turismo, temos a necessidade de elaborar um plano para, por exemplo, diminuir o ICMS momentaneamente para que seja multiplicado depois, pois irá gerar empregos e supermercados e hortifrútis irão faturar mais. Há também a necessidade de uma maior divulgação do Piauí nos aeroportos fora do estado. Um estudo está sendo feito para ver quanto custaria fazer um estande durante o ano inteiro dentro do aeroporto de Guarulhos para que possamos mostrar as nossas potencialidades, culinária, litoral, a história do primeiro homem americano, a religiosidade, dentre outros”, disse Rufino.

Segundo o coordenador das Câmaras Setoriais, Sergio Vilela, um documento com as demandas prioritárias de cada câmara foi elaborado e será a base do pacto. Tais demandas foram concentradas em seis eixos: meio ambiente; assistência técnica e capacitação; tecnologia e inovação; energia; questões fiscais e tributárias; infraestrutura. As demandas passaram a ser transversais e são as principais da economia do Piauí. Esse documento será a base do pacto. Depois da assinatura, serão formados grupos de trabalho que apresentarão as soluções para os problemas que foram identificados A ideia é que todos se envolvam e contribuam de acordo com as suas possibilidades”, pontuou Vilela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES