“Putin negou nosso direito de existir”, diz ministro da Ucrânia na ONU

O chanceler ucraniano também pediu ajuda de outros países e afirmou que as ações da Rússia “foram muito além da segurança”.

Ministro de relações exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, fala sobre a ocupação da Rússia em encontro da Assembleia Geral da ONU | REUTERS/Carlo Allegri
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, criticou nesta quarta-feira (23) a decisão do presidente russo Vladimir Putin de reconhecer duas regiões separatistas do país.

"Putin negou o direito da Ucrânia de existir", disse Kuleba na Assembleia Geral da ONU.

O chanceler ucraniano também pediu ajuda de outros países e afirmou que as ações da Rússia "foram muito além da segurança".

Na segunda-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu, em decreto, a independência das províncias separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste ucraniano.

Leia Mais

A região também poderá receber soldados russos para operações de "manutenção de paz", segundo a decisão do Kremlin.

'Fim da ordem mundial'

Kuleb afirmou, durante a Assembleia Geral, que a Ucrânia não é uma ameaça para a Rússia, como alega o governo Putin.

"A Ucrânia nunca planejou nem está planejando nenhuma operação militar em Donbass", disse ele.

Kuleba pediu à ONU que tome "medidas concretas e rápidas" para impedir a escalada, que ele diz ser alimentada pelo avanço militar das tropas russas.

"O início de uma guerra em grande escala na Ucrânia será o fim da ordem mundial como a conhecemos", afirmou Kuleba.

Ministro de relações exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba,Foto: REUTERS/Carlo Allegri 

'Violações da soberania', diz ONU

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse nesta quarta-feira (23) na abertura da Assembleia Geral da organização que o mundo enfrenta um momento de perigo com a crise na Ucrânia.

Para Guterres, "a decisão da Rússia de reconhecer a chamada 'independência' das regiões de Donetsk e Lugansk e as ações subsequentes são violações da integridade territorial e soberania da Ucrânia e são incompatíveis com os princípios da Carta da ONU".

Ele disse ainda que a ONU defende os princípios no contexto da ajuda humanitária e que vai prestar assistência ao povo da Ucrânia.

ONU faz nova reunião sobre a crise na Ucrânia

A reunião da Assembleia Geral com a participação de todos os 193 membros da ONU é uma sessão anual para discutir os "territórios temporariamente ocupados da Ucrânia", realizada desde a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.

Vários ministros estão programados para falar na reunião desta quarta-feira, que durará o dia todo.

Guterres, que originalmente não estava programado para comparecer, decidiu fazê-lo depois de voltar correndo para Nova York e cancelar uma viagem à África.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES