Quando a memória se esvai

No Piauí, estima-se que 12 mil pessoas são vítimas do problema. No Brasil, esse índice chega a 1 milhão e 200 mil.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De forma lenta e, no início, imperceptível, aquela pessoa que já foi pai ou mãe e agora ajuda a criar os netos, começa a esquecer de algumas coisas simples do dia-a-dia. Onde estão as chaves? Cadê meu remédio? Em que rua estou?

Embora seja difícil aceitar, esses lapsos de memória podem representar os primeiros sintomas da doença de Alzheimer, a qual atua na parte do cérebro que controla a memória, o raciocínio e a linguagem. No Piauí, estima-se que 12 mil pessoas são vítimas do problema. No Brasil, esse índice chega a 1 milhão e 200 mil.

De acordo com o neurologista João Carvalho, a tendência é de que esses números dobrem dentro de 25 anos, devido o aumento na expectativa de vida dos brasileiros. ?A doença de Alzheimer atinge geralmente a população com mais de 60 anos. Por isso, estimamos que haja esse crescimento?, afirma o médico, alertando para o fato de que os órgãos públicos ainda não estão preparados para enfrentar essa realidade.

Segundo o neurologista, fatores de risco como a depressão, o diabetes e a hipertensão ainda são bastante sub-notificados, o que favorece o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Além disso, uma vida sedentária, o alcoolismo e algumas perdas emocionais mal elaboradas podem causar a doença. ?Os fatores genéticos são responsáveis por apenas 20% dos casos?, revela João Carvalho.

A doença tem quatro estágios bem definidos, mas pode ser estabilizada antes de alcançar o último deles. Na primeira fase acontece a perda de memória recente. O ideal seria diagnosticar o problema logo nesse momento e evitar que ele passe para a segunda etapa, quando o paciente já começa a ficar agressivo, ter delírios e alucinações. ?A fase moderada é a mais difícil, pois o doente começa a ter dificuldade para desenvolver necessidades básicas. O cuidador precisa ter muita paciência?, disse o especialista.

O terceiro estágio é chamado de moderadamente avançado. Aqui, o paciente já não consegue agir sozinho e vai precisar de ajuda para atividades como ir ao banheiro, tomar banho e trocar de roupa. Já na última etapa, a pessoa com doença de Alzheimer perde o vocabulário e pode até ficar impossibilitado de andar.

Entre os 51 idosos que moram no abrigo São Lucas, dois tem Alzheimer. O homem, que não pode ser identificado, encontra-se no terceiro estágio da doença. ?Ele não consegue entender o que a gente fala e precisa de ajuda para todas as atividades diárias?, relata Liliane Costa, uma das funcionárias do abrigo.

Já a mulher, que também não pode ser identificada, tem atitudes de criança, embora consiga fazer suas atividades sozinha. Ela está na fase moderada da doença. ?Se a gente não colocar a medicação junto com a comida, ela vai jogar fora e, quando sente fome, começa a chorar?, disse Liliane.

A responsabilidade do cuidador

Segundo a funcionária do abrigo São Lucas, Liliane Costa, o mais difícil no cuidado com esses doente de Alzheimer é ter que lidar com a demência. ?Eles agem como criança, mas são pessoas que já tiveram uma vivência e agora se encontram nessa situação?, lamenta.

Se para Liliane é difícil cuidar de uma pessoa com doença de Alzheimer, as circunstâncias tornam-se piores quando o paciente é alguém da família. ?Poucas pessoas estão preparadas para lidar com a fragilidade daquele que era o super-pai ou a super-mãe?, observa o neurologista João de Carvalho.

Por causa disso, o maior desafio ainda é o fato dos parentes não aceitarem o diagnóstico, o que pode adiar o início do tratamento e impedir que a doença seja estabilizada.

A Associação Brasileira de Alzheimer, da qual João Carvalho é vice-presidente na regional-Piauí, desenvolve um trabalho voltado especialmente para o cuidador. A intenção é fazer essa pessoa conhecer todos os estágios da doença e ensinar a melhor forma de lidar com ela. ?O familiar nunca deve fazer as atividades que o paciente ainda consegue desempenhar, pois ele pode estar contribuindo para a progressão da doença?, alerta o neurologista.

Uma vez por semana, sempre nos dias de segunda-feira, acontecem reuniões com palestras informativas que orientam os cuidadores. Os encontros contam com grupos de profissionais das diversas áreas de saúde.

Baixa escolaridade pode causar doença de Alzheimer

?Não estimular o cérebro, é como não estimular um músculo. Ele pode atrofiar?. Essa é a explicação do neurologista, João Carvalho, para o resultado de uma pesquisa que revelou a ligação entre a baixa escolaridade e a maior ocorrência da doença de Alzheimer.

Segundo o médico, isso está relacionado à perda da plasticidade neural. Quando uma pessoa lê ou estuda muito, desenvolve áreas do cérebro que podem evitar o desenvolvimento da doença de Alzheimer

O estudo foi realizado em Catanduva, no interior de São Paulo, onde o índice de escolaridade é baixo e os casos de Alzheimer são mais constantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES