Quando levar meu filho meu filho ao dentista?

Especialista dá dicas importantes para que os pais fiquem atentos aos cuidados relacionados à saúde bucal das crianças

A escovação deve ser supervisionada pelos pais | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante as etapas de crescimento e desenvolvimento das crianças, é comum que os pais e responsáveis fiquem com dúvidas sobre diversas situações que envolvem a saúde bucal dos pequenos, já que a curiosidade nata das crianças faz com que elas acabem colocando diversos objetos na boca, seja como um meio de conhecer o mundo ou como uma forma de se expressar. Por isso, é importante que os pais fiquem sempre atentos no que diz respeito às questões de saúde bucal de seus filhos desde cedo.

Para tratar do tema relacionado aos cuidados bucais na fase infantil, a Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista, esclarece algumas dúvidas referentes ao assunto, para que a garotada esteja sempre com o sorriso lindo e saudável.

Uma das principais questões da maioria dos pais, é "Quando devo levar o meu filho ao dentista pela primeira vez? ". Segundo a especialista, o momento deve acontecer antes mesmo do nascimento do primeiro dente, devendo levar seu filho ao Odontopediatra, especialista que cuida da saúde bucal de bebês e crianças, logo após algumas semanas de vida do bebê.

Reprodução internet

"Essa consulta serve para que os pais recebam orientações sobre como realizar a higiene bucal, a importância da amamentação, esclarecer dúvidas sobre uso de chupeta e mamadeira e introdução da alimentação" explica Bruna. "Depois, aos seis/sete meses, ocorrerá o nascimento do primeiro dente, no qual o Odontopediatra explicará, então, os cuidados na escovação, recomendando o uso de gel dental fluoretado na quantidade ideal. Já nas visitas regulares a cada 6 meses, fará um acompanhamento do crescimento da arcada dentária e prevenção de doenças bucais, como a cárie, muito prevalente em crianças" informa.

A escovação deve ser supervisionada pelos pais/responsáveis até a criança possuir maior destreza manual. Conforme o crescimento, é importante que os pais começem a repassar a responsabilidade desse cuidado com a higienização bucal para as crianças, devendo ensiná-las desde cedo sobre como escovar os dentes e introduzir o hábito do uso do fio dental.

"Ensinar os pequenos sobre a importância do cuidado bucal, realizando a correta escovação e ao uso do fio dental, por exemplo, é fundamental para eliminar a placa bacteriana e restos alimentares que ocasionam a cárie. A introdução do fio dental deve ser feita a partir do real contato entre dois dentes vizinhos, o que não está necessariamente relacionado com a idade. Geralmente os molares, dentes do fundo, são os que mais costumam a ter esse contato próximo com o nascimento do segundo molar, o que ocorre por volta dos 2 anos e meio de idade. O importante é que os pais/responsáveis entendam a importância de introduzir a rotina de higiene bucal desde cedo e motivem seus filhos, garantindo que eles mantenham os hábitos na vida adulta. " destaca a cirurgiã-dentista. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES