Quarentena: 4 dicas para manter a beleza dos cabelos em casa

Especialista listou alguns cuidados caseiros para rotina de beleza nessa quarentena

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia de coronavírus fez com que diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença Covid-19 no Brasil fossem tomadas, e uma delas é a reclusão social, ou a quarentena. Nesse momento, atividades e dicas de beleza são fundamentais para manter o cuidado diário e aliviar tensões, transformando-se em um ritual terapêutico de relaxamento.

Para te ajudar a cuidar das madeixas durante esse período de quarentena, o especialista em cabelos, Cristiano Maciel, listou quatro dicas fáceis de fazer e com resultados excelentes para o tratamento caseiro.

• Lavagem dos cabelos

É recomendado não lavar os cabelos com muita frequência, afinal a oleosidade natural dos fios é muito importante para a saúde dos cabelos. Intercale a rotina de lavagem entre um dia sim e outro não.

É essencial que durante o banho todos os produtos aplicados, sendo shampoo e condicionador, sejam removidos com o enxágue.

• Água morna e fria são as melhores amigas

Sempre que possível, tente evitar banhos quentes. A alta temperatura da água pode causar danos tanto na pele quanto nos cabelos, ressacando os fios e estimulando a oleosidade excessiva do couro cabeludo. "Sempre enxague o cabelo com água morna ou fria. A temperatura mais baixa é responsável por fechar as cutículas dos fios, trazendo brilho e maciez ao cabelo", explica o expert.

reprodução internet

• Hidratação é a peça chave

O ressecamento dos fios pode gerar cabelos quebradiços, opacos, sem vida e pontas duplas. A falta de cuidados com os fios deixa a cutícula que protege a fibra capilar fragilizada, danificando sua estrutura e facilitando a perda de água e nutrientes. Para evitar e tratar o ressecamento, a dica é usar e abusar das máscaras de hidratação capilar. "O ideal é aplicar uma vez por semana, ou mais vezes dependendo do seu cabelo e nível de necessidade", afirma Cristiano.

• Nutrição das mechas

Todos os tipos de cabelo precisam da nutrição, o que difere um tipo de outro é a frequência e o modo de aplicação. O ideal é que este procedimento seja realizado uma vez por semana ou de acordo com a necessidade dos fios. As máscaras de tratamento são as mais conhecidas para a nutrição dos fios, mas o que poucos sabem é que a umectação também é uma boa pedida. "A umectação utiliza óleos vegetais, como o de coco, por exemplo, diretamente nos fios para a nutrição e reposição de hidratação", conta o expert. É um tratamento utilizado, principalmente, para cabelos mais ressecados, como os cacheados e crespos, e também por quem não tem muito tempo, já que pode ser realizado à noite.

Fica a dica: a nutrição não anula a hidratação e a reconstrução. Esses tratamentos têm objetivos diferentes, mas podem ser unidos em um cronograma capilar para melhorar ainda mais a saúde dos fios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES