Quarta-feira de Cinzas marca início da Quaresma

Os 40 dias que antecedem a celebração da Páscoa iniciaram na Quarta-feira de Cinzas. Celebrações também marcaram a abertura da Campanha da Fraternidade 2019

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Quarta-feira de Cinzas (06) marca para os católicos a Quaresma, período de 40 dias que antecedem a    celebração da Páscoa. A Igreja Católica convida os fiéis a se prepararem profundamente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na Semana Santa. Em Teresina, as celebrações com a imposição das cinzas - ato que representa um gesto de conversão e de reconhecimento da necessidade da misericórdia de Deus – marcaram também a abertura da Campanha da Fraternidade 2019, que ocorreu às 07h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Cabral.

Para o pároco Fábio Fernandes, a Quaresma representa para a Igreja o "tempo que remonta à experiência em alusão aos 40 anos em que o povo de Deus caminhou pelo deserto e aos 40 dias em que Jesus também passou no deserto. Esse tempo, a Igreja utiliza para bem prepararmos e celebrarmos com alegria a Páscoa do Senhor", explica. 

Padre Fábio Fernandes | Crédito: José Alves Filho

As cinzas representam para os católicos, segundo padre Fábio Fernandes, um processo contínuo de conversão onde obras de penitência são feitas, como jejum para as pessoas: elas podem tomar apenas uma refeição principal (almoço ou jantar). Também é obrigatória na Quarta-Feira de Cinzas a abstinência de carne para todos os fiéis. Aos cristãos que recebem as cinzas, a Igreja orienta que eles tomem medidas concretas de conversão e penitência, como jejum, esmola e oração, que devem ser praticados de forma mais intensa para que aprendam o significado interior que o gesto tem durante este tempo litúrgico.

"As cinzas vieram de uma cerimônia adaptada do mundo judaico, onde vestes e estopas indicavam penitência, um processo de arrependimento interior. Quando as pessoas recebiam alguma penitência, elas ficavam nas portas das igrejas, contidas com um saco, sentadas sobre cinzas e com cinzas na cabeça, indicando a quem estava entrando no templo que aquela pessoa estava em processo de conversão. Nesse sentido, com a reforma litúrgica, na Quaresma impomos cinzas sobre a testa, um sinal exterior de que estamos entrando nesse processo de conversão", orienta padre Fábio.

Campanha da Fraternidade

É também nesta ocasião que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) regional Nordeste IV, realiza a abertura da Campanha da Fraternidade (CF), que este ano traz como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, e como lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, com referência ao texto bíblico de Isaías 1,27.

A Campanha da Fraternidade 2019 segue até o Domingo de Ramos, celebrado no dia 14 de abril. O tema foi escolhido devido ao clamor da comunidade cristã brasileira em torno de conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo Brasil, que para a Igreja empenha-se em fortalecer a cidadania e o bem comum. "A Igreja procura perceber os sinais dos tempos e, a cada ano, no período quaresmal, a ela traz um convite à sociedade. Para este ano, queremos lembrar que o Estado tem que ter presença, sobretudo, para equilibrar as muitas desigualdades que existem na vida social. 'Somos Sal da Terra e Luz do Mundo', e nesse sentido, para auxiliar esse equilíbrio das muitas desigualdades que existem, as políticas públicas devem ser sérias e bem gerenciadas", explanou o pároco. 

Com essa campanha, a Igreja se aproxima mais da doutrina social que o Papa Francisco espera dos católicos. Segundo o pontífice, neste momento, existem três campus de diálogo onde a Igreja deve estar presente: com os Estados, com a sociedade – que inclui o diálogo com as culturas e as ciências - e com os outros crentes que não fazem parte do catolicismo. (V.P.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES