Quase 10% da população piauiense tem alguma deficiência, diz IBGE

Isso representa 9,7% da população dessa faixa etária do estado, sendo a quinta maior proporção do país

Quase 10% da população piauiense tem alguma deficiência | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Deficiências visuais, auditivas, motoras, mentais ou intelectuais são a realidade de 308 mil pessoas com dois anos ou mais de idade residentes no Piauí. Isso representa 9,7% da população dessa faixa etária do estado, sendo a quinta maior proporção do país. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Foto: Pixabay

O índice do Piauí é superior ao do Brasil, onde cerca de 8,4% dos habitantes com dois anos ou mais de idade possuem deficiência em pelo menos uma das funções. Entre as unidades da federação, apenas Sergipe (12,3%), Paraíba (10,7%), Ceará (10,6%) e Bahia (10,3%) possuem taxas superiores ao Piauí (9,7%). O Distrito Federal concentra a menor proporção do país de pessoas com deficiência (5,2%).

A pesquisa mostra que, conforme o avançar da idade, maiores os índices de pessoas com deficiência. Enquanto apenas 1,9% das crianças piauienses entre 2 e 9 anos de idade possuem alguma deficiência, o percentual chega a 29,3% entre as pessoas com 60 anos ou mais de idade. A situação é semelhante no Brasil, onde 1,5% das pessoas entre 2 e 9 anos de idade possuem deficiência, em comparação à taxa de 24,8% entre os idosos.

Mulheres em maior proporção no Brasil

No país, as mulheres estão em maior proporção entre as pessoas com alguma deficiência. Enquanto 9,9% das brasileiras possuem pelo menos uma deficiência, a taxa entre os homens é de 6,9%. O cenário se repete no Piauí, embora a diferença entre os sexos seja de apenas 0,1 ponto percentual: cerca de 9,7% das mulheres do estado possuem alguma deficiência e aproximadamente 9,6% dos homens também.

Entre os piauienses que apresentaram pelo menos uma dificuldade em suas funções e que passaram por algum processo de reabilitação de forma regular, cerca de 65% receberam o cuidado em reabilitação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O indicador supera o verificado no Brasil, que foi de 51,4%. Além disso, é o terceiro maior índice do país, menor apenas que o do Maranhão (69,5%) e o de Roraima (65,5%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES