Quase 153 pessoas morrem em comemoração de Halloween na Coreia do Sul

Até a última atualização desta reportagem, autoridades não haviam descoberto o que gerou o incidente.

ERY | R
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 153 pessoas morreram durante uma comemoração de Halloween nas ruas de Seul, na Coreia do Sul, neste sábado (29). Essa é a pior tragédia na Coreia do Sul desde 2014, quando uma balsa afundou e mais de 300 pessoas morreram.

Conforme as primeiras informações, as vítimas tiveram paradas cardíacas e dificuldades respiratórias. Além dos mortos, há cerca de 150 feridos (alguns deles podem morrer, disse Choi Seong-beom, chefe dos bombeiros do distrito de Yongsan). Até a última atualização, as autoridades locais não haviam descoberto o que gerou o incidente.

Quase 153 pessoas morrem em comemoração de Halloween na Coreia do Sul (Foto: Lee Jin-man/AP)

Uma das suspeitas iniciais é que as vítimas morreram esmagadas depois que uma multidão se aglomerou em uma via estreita. Nas redes sociais e em agências de notícias, imagens do popular distrito de Itaewon mostram corpos no chão, cobertos por sacos), e socorristas afastando uma multidão que tentava se aproximar.

De acordo com a Reuters, às 23h30 (horário local, 11h30 no fuso de Brasília), dezenas de vítimas estavam recebendo ressuscitação cardiopulmonar (conjunto de manobras para garantir a oxigenação dos órgãos).

Quase 153 pessoas morrem em comemoração de Halloween na Coreia do Sul (Foto: Jung Yeon-je/AP)

O presidente Yoon Suk-yeol ordenou o envio de uma equipe médica de emergência para a área e disse que os leitos hospitalares devem estar prontos para tratar os doentes. Segundo a BBC, na ocasião, 100 mil pessoas celebravam o Dia das Bruxas na primeira grande comemoração sem máscaras desde o início da pandemia de Covid-19.

O bairro de Itaewon tem muitos restaurantes e bares e é popular entre os estrangeiros em Seul. De acordo com o "Washington Post", há cerca de 10 anos que as maiores festas de Halloween da cidade acontecem lá.

Quase 153 pessoas morrem em comemoração de Halloween na Coreia do Sul (Foto: Jung Yeon-je/ AP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES