Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Quase 700 estabelecimentos descumpriram ordem de fechar as portas

A ordem de fechamento temporário das empresas se deve à tentativa de evitar a propagação do Covid-19 em Teresina e tem sido fiscalizada pela Guarda Municipal

Compartilhe
Google Whatsapp

Quase 700 estabelecimentos de Teresina foram fechados por descumprir o decreto municipal inserido na capital piauiense, uma medida que tenta evitar a propagação do coronavírus. O decreto  19.540 está em vigor desde a segunda-feira, 23.

Nas ruas e grandes avenidas, a Guarda Municipal de Teresina atuou em bares, restaurantes e lojas e recebe diariamente várias denúncias feitas pela população que está atenta às normas de isolamento social.  

CRÉDITO: Divulgação

A prefeitura suspendeu as atividades não essenciais, isto é, estabelecimentos comerciais, de serviços industriais, bem como atividades de construção civil. No entanto, para suprir as necessidades da população permanecem abertos apenas comércios essenciais, os supermercados de pequeno a grande porte, farmácias, indústrias alimentícias e padarias. 

Apesar dos números de empresas que estavam desrespeitando o decreto, Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) disse que houve uma redução. 

“O normal era sempre passarmos em 200 a 250 estabelecimentos, mas ontem (terça-feira) apenas 127 estabelecimentos foram fechados em um universo de denúncias constantes”, falou.

O trabalho da Guarda Municipal de Teresina tem sido manter a vigilância da cidade e evitar aglomerações prejudiciais ao enfrentamento do coronavírus. “É sempre o desejo constante que as pessoas compreendam a situação e o desafio é que nós temos que passar por isso unidos e essa união se traduz no isolamento social”, relata Samuel.

CRÉDITO: Divulgação

Diante dessa situação, para tentar minimizar os efeitos da pandemia, manter o isolamento social e  respeitar orientações como lavar corretamente e frequentemente as mãos é o que mais vem sendo repetido por líderes mundiais e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  A doença, que está causando colapso nos sistemas de saúde pública e privada de grandes e pequenos países, é uma preocupação para Teresina.

“Essa forma é a única arma e estratégia viável avalizada pela Organização mundial da saúde e, enfim, já testados em outros locais que já vem apresentando uma redução da disseminação do coronavírus”, disse o secretário sobre as restrições de aglomerações.

Samuel Silveira ainda defende que o isolamento deve ser seguido com cada vez mais a rigor para que o vírus não se espalhe de um modo que provoque um colapso na rede de saúde da capital

“Pela falta de assistência hospitalar, diante do grande mundo de contagiados que a essa doença pode proporcionar, entra também em uma situação de risco de perda de vida. É com muita angústia que a gente passa esses números de estabelecimentos fechados em que a Guarda Municipal tem atuado, pois nossa expectativa e até mais, a nossa esperança, é que se some nesse enfrentamento ao coronavírus e façam isso da única mneira possível: se resguardar ficando em casa e prestar denúncias quando algumas outras pessoas descumpram o que está estabelecido em termos de isolamento”,frisa.

Para que a população colabore com a missão de manter o Covid-19 longe, a prefeitura disponibilizou os números da Guarda Civil Municipal o 153 e 3215-9317 e o da Polícia Militar, 190, que estão disponíveis para receber denúncias dos estabelecimentos que não estão cumprindo a obrigação em prol da saude. 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar