Quatorze bebês morreram na Maternidade Evangelina Rosa só em 2013

A Maternidade Evangelina Rosa trabalha há anos com 95% de lotação, o que sobrecarrega os servidores

Promotora Cláudia Seabra | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Só no ano de 2013, 14 bebês já faleceram na Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina. Entre novembro e dezembro de 2012, foram outros oito óbitos. O Ministério Público, preocupado com a situação, emitiu um Termo de Ajuste de Conduta em novembro, o que obrigava a Maternidade a melhorar seu serviço no prazo de 60 dias, mas a situação encontrada foi ainda pior do que a anterior.

Segundo a promotora Cláudia Seabra, a maternidade tem dificuldades de suprir a demanda. Ela contou que a Evangelina Rosa trabalha há anos com 95% de lotação, o que sobrecarrega os servidores. "O admissível, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Ministério da Saúde é 85%", comentou. A maternidade também não conta com o aparato ideal para tratar de crianças de alto risco, e apenas 20 leitos de UTI.

A promotora comentou que a primeira necessidade da maternidade era suprir a falta de recursos humanos. Segundo ela, foi constatado que havia um déficit de 38 pediatras, 20 obstetras, 56 enfermeiros, 146 técnicos de enfermagem, e muitos outros profissionais. Após os 60 dias de prazo do Termo de Ajuste de Conduta, foram contratados apenas sete obstetras, 20 enfermeiros e nenhum técnico de enfermagem.

"É uma situação absurda. Diante da carência de pessoal, os profissionais ficam sobrecarregados. Temos certeza que o não cumprimento do compromisso repercute na alta do número de mortes", disse Cláudia Seabra. O Ministério Público, diante dessa falta de compromisso, entrou agora com ação judicial contra a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), e caso continue desrespeitando o compromisso, deve ser aplicada multa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES