mais

Quatorze trabalhadores da Bahia são resgatados em carvoaria no Piauí

Entre os trabalhadores resgatados, tinha um adolescente de apenas 15 anos e alguns idosos.

A Procuradoria Regional do Trabalho com apoio da Polícia Rodoviária Federal - PRF resgatou quatorze trabalhadores rurais de uma carvoaria localizada no município de São João do Peixe, a 353 km de Teresina.

O resgate foi realizado durante uma operação de ficalização realizadas por auditores fiscais do trabalho. Segundo informações, os trabalhadores são naturais da cidade de Palmas de Monte Alto, na Bahia e estavam em situação análoga a escravidão. Eles trabalhavam sem nenhum equipamento de proteção, durante uma jornada de trabalho exaustiva, e recebiam menos de um salário minímo. 

Entre os trabalhadores resgatados, tinha um adolescente de apenas 15 anos e alguns idosos.

Quatorze trabalhadores da Bahia são resgatados em carvoaria no Piauí - Imagem 1

Além do trabalho sem proteção, eles eram transportados diariamente na carroceria de um reboque por 5km até o campo de trabalho, estando sujeitos a acidentes. 

 Em depoimento aos fiscais os trabalhadores informaram que foram trazidos para o Piauí a cerca de dois meses, com promessas de salários regulares, boas acomodações e equipamentos de proteção.

Quatorze trabalhadores da Bahia são resgatados em carvoaria no Piauí - Imagem 2

 Eles dormiam em cochões velhos espalhados pelo chão de um moradia de apenas um cômodo e sem banheiro. Para ter acesso a água, eles tinham que caminhar cerca de 5 km do lugar onde estavam alojados e só tinha direito de tomar um banho por dia.

Após a operação, a carvoaria foi interditada, os trabalhadores foram encaminhados para suas cidades natal e receberam as verbas rescisórias que tinham direito e o seguro desemprego. 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail