Quatro em cada dez estudantes piauienses sofreram bullying

Entre os motivos apontados para a agressão verbal, os dois mais citados foram a aparência do corpo (17%) e do rosto (10,5%)

Quatro em cada dez estudantes piauienses sofreram bullying | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aproximadamente quatro em cada dez estudantes (39,6%) afirmaram terem se sentido humilhados por provocações de colegas no Piauí. A constatação é da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram considerados os adolescentes de 13 a 17 anos de idade, de escolas públicas e privadas, que sofreram pelo menos uma situação humilhante nos 30 dias que antecederam a pesquisa.

Entre os motivos apontados para a agressão verbal, os dois mais citados foram a aparência do corpo (17%) e do rosto (10,5%). Em seguida, a cor ou raça (4,5%), a religião (2,3%), a orientação sexual (2,2%) e a região de origem (1,2%). Cerca de 61,2% dos estudantes piauienses indicaram outras razões não especificadas no questionário da pesquisa.

A proporção cai quando se trata de bullying praticado via internet: apenas 12% dos estudantes piauienses informaram terem sido ameaçados, ofendidos ou humilhados em redes sociais ou aplicativos de celular nos 30 dias anteriores à pesquisa. A taxa reduz ainda mais com relação a agressões físicas praticadas por colegas: apenas 10,6% relataram terem passado por essa situação no período investigado.

Por outro lado, cerca de 9,9% dos estudantes piauienses assumiram terem praticado algum tipo de violência verbal contra colegas nos 30 dias que antecederam a pesquisa. A proporção de agressores foi maior entre os homens (12,7%) do que entre as mulheres (7,4%). Também foi maior entre estudantes de escolas privadas (14,2%) do que entre os de instituições públicas (9,2%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES