Queijo de leite de cabra feito no Brasil é eleito o segundo melhor do mundo

Dolce Bosco, queijo azul feito com leite de cabra, conquistou especialistas que avaliaram iguarias artesanais de 11 países no 2º Mundial do Queijo, em São Paulo.

Queijo Dolce Bosco | Divulgação: Capril do Bosque e O Queijinista
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um queijo feito com leite de cabra, de sabor sofisticado e com muita personalidade! Com essas características, o brasileiríssimo Dolce Bosco, fabricado no município de Joanópolis (SP), conquistou o coração dos jurados brasileiros e estrangeiros, e trouxe para o Brasil a medalha de prata no 2º Mundial do Queijo. A medalha de ouro ficou com o suíço Gruyere Reserv e o americano Stockinghall, emplacou o terceiro lugar.

O festival, que aconteceu em São Paulo, foi promovido pela SerTãoBras, sociedade civil sem fins lucrativos. Aberto ao público, o evento reuniu aproximadamente 50 mil pessoas, que além da feira e da competição, puderam fazer degustações harmonizadas e participar de palestras, conferências, fórum de discussão e cursos.

Produtores artesanais e industriais do mundo inteiro tiveram a oportunidade de expor seus produtos para um júri formado por 180 especialistas. Foram avaliados mais de 1,1 mil itens do Brasil, Bélgica, México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales.

O queijo brasileiro tem ganhado cada vez mais espaço na gastronomia mundial. A iguaria nacional já conquistou medalhas de ouro em outras competições, como no Mondial du Fromage, em Tours, na França, e o World Cheese Awards, em Oviedo, Espanha.

Queijo do Brasil é destaque no mundo (Divulgação)

Turismo gastronômico

O queijo brasileiro faz parte do rall de ingredientes nacionais que, aliados à criatividade do brasileiro, transformam a culinária nacional em única, marcante e que vem atraindo mais turistas ao Brasil.

Não é a toa que a gastronomia do Brasil já está entre um dos principais motivos para a vinda de turistas internacionais ao país. Estudo do Ministério do Turismo indica que, 8 em cada 10 turistas internacionais que vieram ao país em 2019, aprovaram a culinária nacional. O país também possui quatro localidades na Rede de Cidades da Unesco na categoria gastronomia: Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Belém (PA) e Paraty (RJ).

Os viajantes brasileiros também têm na gastronomia um dos atrativos que os impulsionam a viajar. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mapeou as viagens de brasileiros e mostrou que, em 2021, a gastronomia e a cultura tomaram a terceira posição no ranking de motivadoras para a realização de uma viagem.

Ações

Sabendo da importância do Turismo Gastronômico, o MTur tem realizado uma série de ações para fomentar o atrativo nos destinos turísticos brasileiros. Em agosto deste ano, a Pasta esteve em São Paulo (SP), para conhecer casos de sucesso gastronômicos em uma ação de benchmarking construída para observar boas práticas do destino.

A análise feita nos restaurantes paulistas vai apoiar o Ministério e seus parceiros na construção de material para roteirização turística com base nas cadeias produtivas da gastronomia local, que será transformado em conteúdo audiovisual de orientação com foco na preparação dos gestores, empreendedores e profissionais de turismo nacionais para consolidação do Brasil como destino internacional de turismo gastronômico.

A qualificação dos profissionais que atuam e atuarão no turismo gastronômico também é pauta do MTur. O Curso de Turismo Gastronômico para Gestores de Turismo, ofertado pela Pasta e pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), tem como objetivo capacitar gestores públicos de turismo nas esferas municipal, estadual e federal; profissionais, executivos de empresas de turismo, gastronomia e hotelaria; empreendedores, consultores e prestadores de serviço que pretendem se posicionar no segmento do turismo gastronômico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES