Queimadas em Curimatá já atingem cinco povoados da região

Município conta com uma equipe de Brigadistas, que já não tem mais condições de conter as chamas.

Queimadas em Curimatá já atingem cinco povoados da região | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A zona rural do município de Curimatá, zona Sul do Piauí, está sofrendo com queimadas desde o dia 15 de setembro. As chamas já atingiram cinco povoados da região: Lagoas, Baixão do Riacho, Pracata Queimada, Espinhos e Campo Alegre.

De acordo com o portal Ponto X, o prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, relatou que o incêndio iniciou em uma queimada programada pelos pequenos agricultores juntamente com a equipe do PrevFogo do Ibama, mas o fogo ficou sem controle e se espalhou rapidamente causando inúmeros prejuízos ambientais e materiais.

O município conta com uma equipe de Brigadistas, que já não tem mais condições humanas e materiais de conter as chamas e segundo o prefeito, o fogo já está se aproximando da zona urbana da cidade,

Queimadas em Curimatá já atingem cinco povoados da região

“Acionei o Governo do Estado que enviou duas equipes do Corpo de Bombeiros, que estavam em São Raimundo Nonato, mas as equipes chegaram aqui, contaminadas com a Covid-19 e não permaneceram”. O prefeito Valdecir Júnior, relatou que o munícipio está lutando a muitos dias contra essa queimada e que mais uma vez entrou em contato com o Governo do Estado e está aguardando uma resposta.

“Estamos em situação de emergência, temos apenas 10 brigadistas que estão tentando conter o fogo. A população também está se voluntariando, mas são pessoas sem conhecimento para esse tipo de ação. Nossa estrutura humana e material está se esgotando. Precisamos de ajuda. Estamos vendo agora a questão de vidas humanas. O vento está muito forte. O fogo está a 13 km e no vento que está aqui, na baixa umidade e alta temperatura, isso facilita a propagação”,  frisou Valdecir.

Em setembro, a PI-255, que liga Curimatá a Avelino Lopes, chegou a ser interditada por conta das chamas e da forte cortina de fumaça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES