Queimadas em Rondônia sobem 190% em relação ao mesmo período de 2018

Entre janeiro e agosto de 2019 mais de 53 mil focos foram registrados nos estados que compõem a Amazônia Brasileira. Mais de 5 mil foram só em Rondônia.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De janeiro a agosto as queimadas na Amazônia Brasileira aumentaram 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano mais de 53 mil focos foram registrados no Norte do país e em parte do Maranhão. Em 2018, o número foi de 26,5 mil. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em Rondônia, o número de queimadas disparou 190%. O estado está desde o início de agosto encoberto por fumaça. Essa poluição ameaça a saúde da população.

"Eu não me sinto bem, tem hora que quer faltar o meu fôlego. Eu quero respirar e tenho dificuldade", diz idosa.

Cidade de Porto Velho no período de queimadas este ano

Na segunda-feira (19), os portovelhenses agradeceram pela chuva que caiu durante a tarde e a noite. Mas a água não foi suficiente para acabar com a nuvem cinza que encobre toda a cidade.

De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a fumaça é proveniente de queimadas na capital e interior.

Mato Grosso é o estado com maior quantidade de queimadas: mais de 13 mil focos de incêndio já foram registrados entre janeiro e agosto deste ano. A cortina de fumaça prejudica a agricultura, o trânsito e até alterou a cor do sol.

O fenômeno se repetiu em São Paulo, na capital, nuvens pretas e densas deixaram a maior cidade do Brasil no escuro. Segundo o Climatempo, a fumaça de queimadas na região amazônica, nos estados do Acre e Rondônia, e na Bolívia, chegou a São Paulo pela ação dos ventos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES