Queiroga diz que “não precisamos de polêmica” ao Senado

Mensagem foi feita em comissão do Senado Federal, em Brasília. Queiroga defendeu o processo de vacinação.

Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde. | Tony Winston/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde brasileiro, rebateu às críticas à gestão do Governo Federal com relação à gestão da pandemia nesta segunda--feira (26) na Comissão Temporária da Covid-19 no Senado Federal. "O que não precisamos é de polêmica", disparou o líder de uma das pastas, que tem o dever de liderar o combate ao novo coronavírus. 

Queiroga afirmou que a vacina é a esperança de dias melhores e que é preciso seguir o plano de vacinação. "A aplicação da segunda dose tem sido um pedido de governadores e prefeitos e agora, em face do retardo de insumo vindo da China ao Instituto Butantan, há uma dificuldade na aplicação desta dose" , revela.

O Ministro afirma que é necessário respeitar a estratégia do Ministério da Saúde. "Se nós respeitássemos o nosso PNI (Plano Nacional de Imunização), conforme pactuado na tripartite, ele iria melhor. Ocorre que, os senhores sabem, que há a inclusão de um grupo (prioritário) ou outro e isso termina por alterar a harmonia do nosso programa e atrapalha o nosso processo de vacinação", acrescentou.

Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde. Crédito: Tony Winston/Agência Brasil.

De acordo com o Ministro, o Brasil é um dos países que mais distribui doses de vacinas. No entanto, o Brasil aparece na posição de número 56º no ranking de vacinação mundia. "O Brasil é o quinto país que mais distribui doses de vacinas e ficam as pessoas aí na mídia criticando o tempo inteiro a campanha nacional de imunização, passando uma mensagem desencontrada para a sociedade brasileira", disse. 

Queiroga refutou que estaria mandando gastarem menos oxigênio nos hospitais. "Eu falei em racionalização do oxigênio e foram dizer que eu queria fazer racionamento, o que não é o caso. O que nós precisamos é disciplinar e orientar os médicos para que proceda de maneira correta com esse insumo, porque ele é estratégico", declarou.

Ele aproveitou para comentar boas relações com a Organização Mundial de Saúde (OMS). "Inclusive, o presidente Tedros Adhanom, em sua conta no Twitter, já publicou, de maneira reiterada, a excelente relação que tem comigo e com o embaixador Carlos França. E essa relação não é comigo e nem com o diplomata, mas com o nosso país, o Brasil", afirmou o Ministro da Saúde. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES